Brasília-DF,
22/JUN/2018

Evento reúne música e pintura em homenagem ao Vinicius de Moraes

"O haver - Pinturas e músicas para Vinicius" inaugura neta terça-feira (12/8), na Galeria Acervo da Caixa Cultural

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:12/08/2014 08:28
Aquarela: Paulinho da Viola fez parte da homenagem ao Poetinha (Gustavo Bomfim/Divulgação)
Aquarela: Paulinho da Viola fez parte da homenagem ao Poetinha

“Resta, acima de tudo, essa capacidade de ternura/ Essa intimidade perfeita com o silêncio/ Resta essa voz íntima pedindo perdão por tudo/ Perdoai-os, porque eles não têm culpa de ter nascido”. Com esses versos, Vinicius de Moraes abre O haver. O poema, publicado no livro Jardim noturno — Poemas inéditos, lançado em 1993, 13 anos depois da morte do poeta, serviu de inspiração para que artistas como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Toquinho, Renato Teixeira, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Antônio Nóbrega criassem aquarelas para homenagear o Poetinha.

A obras são parte da exposição O haver — Pinturas e músicas para Vinicius, que será aberta hoje, às 19h, na Galeria Acervo da Caixa Cultural. As estrelas da MPB e mais outros sete artistas se uniram na celebração idealizada pelo artista gráfico e ilustrador Elifas Andreatto. Inicialmente, o grupo compôs canções inéditas — instrumentais ou letradas —, e depois, com ajuda de Andreatto, desenvolveram a pintura. O artista plástico criou também 14 telas em tinta acrílica, para cada estrofe do poema.

Após o convite do curador da mostra, os artistas da MPB participaram de oficinas, tanto para criarem as canções quanto para desenvolverem pinturas em aquarela, voltadas para o projeto. Chico Buarque foi o único que realizou a obra a quatro mãos com Andreatto. Chico fez ainda a leitura de O haver, registrada em vídeo, exibido na exposição. O resultado virou DVD, catálogo e mostra, além de um site que detalha todo o processo de produção.

O haver — Pinturas e músicas para Vinicius

Abertura da exposição idealizada por Elifas Andreatto nesta terça-feira (12/8), às 19h, na Galeria Acervo da Caix Cultural (Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4, edifício anexo à matriz da Caixa Econômica). Visitação até 5 de outubro, das 9hh às 21h, de terça a domingo. Entrada franca. Classificação indicativa livre. Informações: 3206-9448 e 3206-9449.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES