Brasília-DF,
20/FEV/2018

Série de shows Tem viola no rock mistura estilos musicais

O guitarrista Andreas Kisser (Sepultura) e o grupo Matuto Moderno se apresentam juntos nesta sexta-feira (22/8)

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:22/08/2014 06:10Atualização:21/08/2014 13:53
Guitarrista Andreas Kisser se junta ao grupo Matuto Moderno (Sergio Moraes/Reuters)
Guitarrista Andreas Kisser se junta ao grupo Matuto Moderno
Neste fim de semana, o brasiliense pode apreciar, no Teatro da Caixa, a inusitada mistura de rock com música caipira, numa série de shows intitulada Tem viola no rock.

Na abertura, nesta sexta-feira (22/8), às 20h, sobem ao palco o guitarrista Andreas Kisser (Sepultura) e o grupo Matuto Moderno. Sábado, no mesmo horário, o também guitarrista Pepeu Gomes estará com o Moda do Rock; no domingo, às 19h, Sérgio Brito (Titãs) e Charme Chulo fecham a programação.

Ricardo Vignini, curador do projeto e integrante do Matuto Moderno, vê com naturalidade a proposta. “As afinações da viola são as mesmas do blues. A que utilizo  é parecida com a que Keith Richards usa nos Stones”, explica.

Confira entrevista completa de Ricardo Vignini.

Como surgiu a ideia do projeto?
 
Há 15 anos venho trabalhando essas fusões, primeiro com o Matuto Moderno e depois com o Moda de Rock, fiquei feliz em saber que esses trabalhos tem influenciado uma nova geração como o Charme Chulo, e resolvemos convidar alguns dos nosso ídolos, é uma maneira de mostrar o potencial da viola e como ela se adapta em estilos diferentes como o rock que talvez seja a música mais universal do mundo.

Qual o critério para juntar os roqueiros com os violeiros em cada show?

O Pepeu Gomes foi convidado pelo Moda de Rock para a participação do DVD em 2011 e já temos uma boa interação no palco, o Andreas também gosta muito de música caipira, no Matuto Moderno as partes de peso da banda são baseadas nas células de catira, quando somadas a guitarra do Andreas ficou impressionante! Já o Charme Chulo tem uma grande influencia do rock dos anos 80 daí veio o Sergio Britto.
 
No seu entendimento como se dá a convergência entre a viola e a guitarra?

Natural, as afinações da viola são as mesmas utilizadas pelo blues, por exemplo a afinação Rio Abaixo que eu utilizo em uma das minhas violas é a mesma afinação que o Keith Richards usa em muitos clássicos dos Stones.
 
Como os músicos convidados reagiram ao seu convite para participar da série?

Todos curtiram muito acabamos de realizar o projeto em Curitiba e a interação foi melhor do que eu imaginava o público que assistir vai presenciar algo muito verdadeiro

Tem viola no rock

Shows com Matuto Moderno e Andreas Keesser, sexta, às 20h; Moda de rock e Pepeu Gomes, sábado, às 20h; Charme Chulo e Sérgio Brito, domingo, às 19h, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação indicativa livre. Informações: 3206-94348.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES