Brasília-DF,
19/ABR/2024

Segunda edição do Passeio Ciclístico da Primavera será neste domingo

Para participar, basta levar a bike

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:19/09/2014 06:50
1º Passeio Ciclístico da Primavera pelo Dia Mundial Sem Carro (Carlos Silva/CB/D.A Press)
1º Passeio Ciclístico da Primavera pelo Dia Mundial Sem Carro
 
Anna carolina pinheiro, 26 anos, é brasiliense de carteirinha. Nascida e criada na cidade, desde criança aproveita na plenitude o que a capital tem a oferecer. E uma das atividades que mais gostava de praticar quando criança era andar de bicicleta. “Pedalo desde pequena, nem me lembro a idade que comecei. Mas com as obrigações do dia a dia acabei deixando um pouco de lado”, diz.

Até o ano passado a fisioterapeuta raramente andava de bicicleta, até que decidiu participar do 1º Passeio Ciclístico da Primavera, organizado pelo Correio. Acompanhada de dois sobrinhos, Luiza Pinheiro, 15 anos, e Caio Pinheiro, 13 anos, Anna pedalou até cansar. “Foi um prazer, a melhor desculpa que eu poderia aproveitar a cidade com meus sobrinhos”, conta.

Desde então, ela não parou mais de pedalar. Anna conta que, pelo menos uma vez na semana, passeia com os sobrinhos pelas ruas da cidade: “Participamos de eventos, frequentamos o Eixão e fazemos trajetos específicos também”.

A próxima aventura ocorrerá no 2º Passeio Ciclístico da Primavera, domingo, a partir das 8h30, no Eixão Sul. A largada será na altura da 102 Sul e o trajeto vai até a 116 Sul e retorna ao ponto de partida.


Evolução

Com uma história controversa, muitos acreditam que Leonardo da Vinci foi o inventor da bicicleta. Mas o desenho não tinha pedal. A bicicleta mais próxima do que se conhece atualmente foi projetada pelo alemão Karl Drais no ano de 1818. Mas nessa época ela era considerada um equipamento financeiramente

inacessível para a maioria das pessoas. Apenas no século passado que ela se popularizou. E hoje cada vez mais as pessoas usam não só para atividade esportiva, mas também como meio de transporte.


Brasília é um exemplo disso. Com ruas planas, é considerada por urbanistas perfeita para a criação de ciclovias, que expandiram consideravelmente nos últimos anos.


Hoje é possível encontrar pontos de aluguel de bicicletas e ciclovias por toda a área central da cidade. “O melhor é que, se você tiver sua bicicleta, ela é um ótimo lazer que não custa nada e faz bem para a saúde”, explica Anna.

Eixão do lazer
Aberto todos os domingos das 6h às 18h. Parque da Cidade possui pista exclusiva para ciclistas, aberto 24h

Parque de Águas Claras

Possui pista exclusiva para ciclistas, aberto todos os dias das 6h às 22h. Ciclovias por toda a cidade

2º Passeio Ciclístico da Primavera
Tempo de Plantar. Domingo, às 8h30, com concentração no Eixão, na altura da 102 Sul. Entrada franca

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES