Brasília-DF,
25/ABR/2024

Primeira semana Árabe reúne programação diversificada na Biblioteca Nacional

Os conflitos na Palestina e na Síria foram selecionados para o circuito de painéis do evento

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Sara Campos - Especial para o Correio Publicação:22/09/2014 08:53Atualização:22/09/2014 09:04
Exposição fotográfica conta com 80 imagens que representam a milenar tradição (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Exposição fotográfica conta com 80 imagens que representam a milenar tradição

A cultura árabe tem presença marcante na formação do povo brasileiro. A culinária, os costumes e a arte dessa tradição milenar são temas de um ciclo de debates e de exposições que fazem parte da Primeira semana Árabe, que ocorre, desta segunda-feira (22/9) até o dia 17, na Biblioteca Nacional, com programação diversificada que inclui exibição de filmes, painéis, apresentações musicais e degustações.

 A exposição fotográfica Presença árabe no Brasil em imagens conta com 80 fotografias que representam a herança cultural na arquitetura, na língua portuguesa e na gastronomia. “A ideia é mostrarmos o quanto esse costume está vivo e faz parte do dia a dia dos brasileiros”, esclarece Patrícia El-Moor, assessora da presidência da Federação de Entidades Americano-Árabes (Fearab).

Os conflitos na Palestina e na Síria, além das transformações ocasionadas pela imigração Sírio-Libanesa no Brasil, foram selecionados para o circuito de painéis. “Esses assuntos despertam a atenção do público. O objetivo é amplificar o debate”, esclarece Patrícia.

A autora do livro Imigração árabe: 100 anos de reflexão, de Claude Fahd Hajjah, participa de bate-papo no auditório da Biblioteca, na quinta-feira, às 15h, sobre as questões abordadas na obra. Nesta sexta, às 17h, é a vez de Claudia Falluh Balduino, que escreveu Viagem ao Iraque, no qual aborda um olhar pessoal sobre os impactos dos recentes conflitos no país.

Primeira semana árabe
Biblioteca Nacional (Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios); telefone 3325-6257). Até 27 de setembro. Entrada franca, mediante retira de senhas a partir das 12h (limite de 80 pessoas por dia).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES