Brasília-DF,
21/OUT/2018

Para competir ou apenas manter a forma, boxe traz benefícios à saúde

A maioria dos alunos chega com o intuito de melhorar o condicionamento físico e perder peso, segundo o professor Rodrigo Ferreira Rocha

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:26/09/2014 07:20Atualização:25/09/2014 11:38
Rodrigo Rocha indica a luta para melhorar a qualidade de vida (Carlos Moura/CB/D.A Press)
Rodrigo Rocha indica a luta para melhorar a qualidade de vida

Desde os 15 anos, Rodrigo Ferreira Rocha, o “Blindado”, pratica boxe. Hoje em dia, após 11 anos, é professor e conta que a maior satisfação é ver a evolução de um aluno. “Fico sem palavras. Sinto uma relação como de pai para filho, não tem presente melhor do que presenciar o crescimento de pessoas que estão aprendendo com você”, declara Rocha, de 36 anos, que também é faixa preta de jiu-jitsu.

Segundo o professor, a maioria dos alunos chega com o intuito de melhorar o condicionamento físico e perder peso. No entanto, ele conta que, com a evolução ao longo das aulas, os pupilos passam a ter metas e a superá-las no dia a dia.

“Todo mundo pode praticar, desde crianças com 10 anos até pessoas de mais idade. Basta que tenha conhecimento das limitações a partir de recomendações médicas. A partir daí, é possível montar um treino específico”, afirma.

A sugestão é que o início seja a partir dos 10 anos. “Existem vários tipos de treinos, não é preciso caminhar para uma frente mais profissional. O boxe é uma luta, um esporte de contato, mas pode ser também uma atividade mais moderada e com treinos voltados para a qualidade de vida.”

Motivado desde cedo pelo pai, Rocha afirma que hoje o esporte vive um momento de muito prestígio se comparado ao passado.

De acordo com a Federação Brasiliense de Boxe, cerca de 15 lutadores brasilienses são profissionais. “Antes, era uma prática muito marginalizada. Sou formado em gerenciamento de redes e posso dizer: escolhi viver de ensinar lutas, foi minha opção, e hoje vivo disso.”

Saiba onde praticar

Academia Fit Club
(SCES Trecho 2, Asbac; 3224-2337). A mensalidade custa R$ 89,90 e inclui outras modalidades da academia, exceto MMA e jiu-jitsu.

Five Rounds
(SIG Quadra 6; 8176-7638). A mensalidade custa R$ 140. As aulas são às segundas, quartas e sextas, às 12h ou às 18h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES