Brasília-DF,
18/ABR/2024

ESPORTE E LAZER »

Corrida é uma das atividades mais procuradas por quem quer entrar em forma

No domingo, o Eixão também é bastante procurado pelos atletas, iniciantes ou não

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:31/10/2014 06:30

Em pouco mais de um mês correndo três vezes por semana é possível notar resultado (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Em pouco mais de um mês correndo três vezes por semana é possível notar resultado


As férias de verão estão chegando e, para muita gente, a hora é de entrar em forma. A corrida é uma das atividades mais procuradas para quem quer atingir esse objetivo a tempo de pegar uma praia em janeiro.


“O período mais difícil é o de adaptação, que costuma durar umas quatro semanas. Depois disso, vem aquele sentimento de não querer parar”, conta o professor de educação física Éder Vilanova. Há 20 anos no mercado, ele ressalta a importância de alguns passos básicos que devem ser seguidos. “Antes de qualquer coisa, é preciso que a pessoa vá ao médico e confira se está apta a fazer exercícios. Depois disso, nós, enquanto educadores físicos, verificamos o histórico do aluno, a fim de saber se ele é sedentário ou não, se possui alguma dificuldade física. Se estiver tudo certo, elaboramos um treino de adaptação”, completa.


Vilanova conta que, caso o corredor iniciante consiga fazer um trabalho conjunto entre alimentação e exercício, com 30 a 40 dias já é possível observar mudanças físicas. “No começo, é recomendável que se faça exercício duas vezes ao longo da semana e outra no fim de semana. Dessa forma, é possível que o músculo se recupere da forma adequada”, ensina o educador.


Para Mathias Ribeiro, bacharel em direito, existe também uma preparação mental no início, quando surgem algumas dores no corpo. “É normal sentir dificuldade no princípio, mas aí entra o pensamento, a vontade de superação pessoal. Você acha forças para continuar correndo e, quando fecha o trajeto, se sente aliviado e feliz”, conta o jovem de 23 anos, que já corre três vezes por semana, há cerca de um ano.


Ribeiro começou a correr por motivos de estética e saúde. Hoje, reclama da falta de tempo para a prática. “Sempre tem aquele dia que acontece algo inesperado e você acaba não correndo”, explica. Para isso, o professor Éder Vilanova recomenda que as pessoas aproveitem momentos como os horários de engarrafamento ou o início do dia para praticar a corrida. “Em vez de ficar preso no trânsito, é possível aproveitar esse tempo com alguma prática física”, sugere.

Onde praticar


• A maioria dos parques públicos tem pistas de corrida, caso do Parque da Cidade, do Parque de Águas Claras, e da pista de cooper em volta do Guará 2.

• No Parque Olhos d’Água (Asa Norte), os iniciantes devem tomar cuidado, pois o terreno é mais irregular, com muitas subidas e descidas.

• No domingo, o Eixão também é bastante procurado pelos atletas, iniciantes ou não.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES