Brasília-DF,
23/ABR/2025

Mart'nália se apresenta com as canções do álbum Menino do Rio

A cantora comandará a festa de encerramento da 11ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:14/11/2014 07:45Atualização:14/11/2014 11:26
Mart'nália (Eny Miranda/Divulgação)
Mart'nália

Cantora com trabalho destacado, desde que surgiu na cena do samba carioca em meados da década de 1990, Mart’nália sempre deixou clara sua orientação sexual. Isso pode ser percebido em músicas que tem gravado, como Cabide (Ana Carolina), Ela é minha cara (Ronaldo Bastos), Namora comigo (Paulinho Moska) e Tava por aí, que compôs com Mombaça. Em trecho da letra diz: “…E foi assim que eu te encontrei/ Bonita, peituda, cheirosa, pedante, teimosa/ Fazendo finta/ De vez em quando você vem chegando, bulindo, aplaudindo, somando e assumindo/ Pintando o sete…”

Mart’nália que lançou um CD, produzido por Maria Bethânia, intitulado Menino do Rio, tem dado vida ao personagem Tamanco, na série televisiva Pé na cova, de Miguel Falabella. Cheia de borogodó, ao participar recentemente do Festival da Mulher Afro-Latina, Americana e Caribenha, na área externa do Museu Nacional da República, foi despudoradamente assediada pelas fãs.

Quarta-feira próxima, a sambista, filha do grande Martinho da Vila, se apresenta — para convidados — no encerramento da 11ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação, na Embaixada de Portugal. Acompanhada por banda, ela vai cantar canções que são marcantes em sua carreira.

Eu recomendo
Violinista de formação clássica, o francês Nicolas Krassik descobriu a música brasileira ao ouvir um CD de João Bosco, em Paris, no começo da década passada. Logo depois veio para o Brasil e se apaixonou pelo choro e pelos ritmos nordestinos, gravou discos e tem tocado com grandes nomes da MPB — de Beth Carvalho a Gilberto Gil . Com várias passagens pelo Clube do Choro de Brasília, ele retorna àquele palco para show de quarta a sexta-feira da próxima semana. Não recomendado para menores de 14 anos.

Beatles forever
É certo que no roteiro do Out there, o show que Paul McCartney fará no Estádio Nacional Mané Garrincha, no dia 23 próximo, conta com várias canções dos discos solo do cantor. Mas é clara a predominância de músicas do legado dos Beatles, entre elas eternos clássicos, como Eight days a week, que abre o repertório, Eleonor Rugby, Day tripper, Let it be, Something, Hey Jude e Yesterday, que Paul deve cantar no bis. Não recomendado para menores de 14 anos.

Rock bicolor
Com 13 anos de carreira, a banda Planalto Central estreia em disco com Canções em preto e branco, que vai ser lançado em 23 próximo no América Rock Club, em Taguatinga. No trabalho, o power trio, integrado por Deivinin Bertson (bateria e vocal), Júlio Mautner (guitarra e vocal) e Márcio Gurgel (baixo), tem como referência Led Zepelin, Nirvana, Coldplay, Titãs, Engenheiros do Hawaii e Paralamas do Sucesso.

Sem malhação
A axé-music de Adrina Samartini, o samba e o pagode do grupo Di Propósito e o som eletrônico do DJ Jones Veloso vão agitar a quinta edição da Festa das Academias, em 22 próximo. O local da balada dos sarados é a Asbac (Setor de Clubes Sul). Não recomendado para menores de 18 anos.

Carreira solo
Violonista e guitarrista virtuoso, Pedro Martins, ex-diretor musical da banda de Ellen Oléria, está apostando forte na carreira solo, ao desenvolver vários projetos. Tem feito apresentações em cidades do Distrito Federal e do Entorno, ensaios abertos na Concha Acústica da UnB e shows em casas noturnas como a Retrô contemporâneo, aos sábados, às 22h, no Balaio Café (201 Norte). Não recomendado para menores de 18 anos.

Encontro feliz
Quem se apresenta no Teatro da Caixa no fim da próxima semana é a Abayomy Afrobeat Orquestra. O grupo carioca faz show no sábado (22), com a participação de Jards Macalé; e no domingo, tendo Macalé e Célia Nascimento como convidados. Não recomendado para menores de 12 anos. Ainda no domingo, das 10h às 12h, a Abayomy (em iorubá, encontro feliz) oferece uma oficina de sopro e percussão

Blues clássico
Mud Morganfield, filho mais velho do Muddy Waters (uma lenda do blues), estará na capital na próxima semana. O cantor norte-americano fará um show na quinta-feira, em clima intimista, para 150 pessoas, no aniversário de um ano do Cartolaria Café Bistrô (QE 28, Guará 2), interpretando clássicos da obra do pai e músicas autorais. Na abertura, se apresentará a banda Brazilian Blues Band. Não recomendado para menores de 18 anos.

Pop brasileiro
Com o show Todo pop, Salomão di Pádua ocupa o palco do Vila Madá (Deck Norte/ Lago Norte) hoje, às 20h30. Acompanhado pelo violonista Edson Arcanjo, o cantor interpreta canções como Rapte-me camaleoa (Caetano Veloso), Tanta saudade (Djavan), Pais e filhos (Renato Russo) e Solidão que nada (Cazuza), entre outras. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES