Brasília-DF,
20/ABR/2024

Dia da Filosofia inspira atividades que abordam correntes de pensamento contemporâneas

O evento, realizado pela faculdade Nova Acrópole, terá a abertura às 15h; confira a programação completa

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Sara Campos - Especial para o Correio Publicação:21/11/2014 09:00
A faculdade Nova Acrópole busca aplicar a filosofia para melhorar a vida cotidiana
 (Paulo de Araujo/CB/D.A Press)
A faculdade Nova Acrópole busca aplicar a filosofia para melhorar a vida cotidiana
Amanhã é Dia da Filosofia. Para comemorar a data criada pela Unesco, a faculdade Nova Acrópole realiza evento com o tema A filosofia na educação humana: Como valores transformam o mundo, que amanhã às 20h se torna palestra magna ministrada pelo professor Luis Carlos Marques, diretor da instituição.

"As pessoas enxergam na filosofia algo muito teórico e distante do cotidiano. Nossa proposta é mostrar à sociedade como melhorar o mundo em que vivemos utilizando a filosofia na prática. Queremos mostrar como ela pode formar um homem melhor que tenha poder de transformar a sociedade", afirma Melissa Andrade, secretária de relações institucionais da Nova Acrópole.

O pensamento filosófico grego se transforma em temática para a palestra O ideal de educação na Grécia: Paideia e a formação integral do ser humano, liderada pela professora Renata Peluso. O clássico mito da caverna de Platão inspira a exposição Da caverna à luz do sol, que revela o desenvolvimento do ser humano antes e depois do contato com o conhecimento, tornando-se um ser com princípios e sábio.

A mostra traça um panorama de momentos históricos da sociedade contemporânea, a educação em períodos distintos além dos grandes filósofos e suas contribuições na formação de um homem mais íntegro. "Quando o homem tem contato com o conhecimento, ele se torna uma pessoa mais valorosa. Não é uma educação só informativa, mas sim uma educação que visa ao desenvolvimento", ressalta Melissa. As atividades se encerram com a abertura da exposição Belas artes em Brasília, com pinturas de artistas plásticos brasilienses, mineiros e paulistas que representam paisagens e retratos.

Dia Mundial da Filosofia
Faculdade Nova Acrópole (SHIN CA 09, Lote 18, Lago Norte). Amanhã, a partir das 15h. Informações: 3468-5006/8513-4179/ acropole.org.br. Entrada franca.

Programação
15h - Abertura do Dia Mundial da Filosofia com a exposição Da caverna à luz do sol
16h - Palestra O ideal de educação na Grécia: Paideia e a formação integral do ser humano
18h - Apresentação de Esquetes Filosóficas (Ingressos a R$ 20, a meia)
20h - Palestra O papel da filosofia na educação humana: como valores transformam o mundo
21h - Abertura da exposição Belas artes em Brasília

Confira vídeo que fala sobre as atividade do Dia da Filosofia.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES