Brasília-DF,
24/JUN/2018

Xadrez estimula o raciocínio e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade

O esporte foi reconhecido como modalidade pelo Comitê Olímpico Internacional

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:05/12/2014 06:10Atualização:04/12/2014 15:44

Matheus participa de campeonatos desde os oito anos de idade (	Arquivo pessoal)
Matheus participa de campeonatos desde os oito anos de idade
O xadrez ajuda na concentração, no raciocínio e na memória se há um esporte que todos podem praticar — com qualquer idade —, é o xadrez. Sim, a modalidade é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como esporte e pode ser incluída nos Jogos Olímpicos. “Mais interessante ainda é que as pessoas podem jogar entre si sem que nenhuma tenha qualquer vantagem devido à idade, à força ou ao porte físico. Jovens contra idosos, homens contra mulheres, todos podem fazer a atividade”, ressalta Wellington Melo, diretor e professor da escola de xadrez Mearas.

Antes de dar aulas, Wellington começou a jogar xadrez na escola, no ensino médio, durante os intervalos e em horários vagos. “Hoje, já fiz vários cursos, dei alguns, inclusive, estou terminando o mestrado sobre o esporte. Isso tem sido minha vida profissional desde que entrei na faculdade”, conta.

Alguns começam na prática desde pequenos, como é caso de Matheus Consolmagno Fontes, 10 anos, que desde os 8 participa de campeonatos. “Comecei na escola. O professor me convidou para jogar e, logo em seguida, fui participar de uma competição. Fiquei em 11º lugar”, diz Matheus. “Aprender foi fácil, o instrutor me ensinou todos os lances”, completa.

Para o pai de Matheus, Cássio Pedro Fontes, o resultado da prática também se reflete na escola. “Ajudou muito na concentração e nos deveres de casa”, explica Cássio, que dá todo o apoio e fica orgulhoso do filho.

Um dos benefícios da atividade, aliás, é exigir tanto da capacidade de raciocínio como da memória. “Algumas outras habilidades, consideradas por muitos pesquisadores como secundárias, também são desenvolvidas, como a tomada de decisões, o controle emocional e da impulsividade e a socialização. Além disso, o físico também é exigido, pois jogos, em alto nível, podem durar até duas horas”, explica Melo.

Onde praticar

Além de aulas particulares, como as oferecidas pela Mearas (R$ 80 por hora), os interessados devem entrar em contato com a Federação Brasiliense de Xadrez, que tem a lista de todos os clubes filiados. A FBX fica na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) (SCES Trecho 2 Conjunto 10 lote 18) e atende pelo número 3226-4503 ou pelo site.

Conheça algumas jogadas do xadrez

Roque
De forma simplificada, é a mudança de lugar entre uma torre e o rei, que não podem ter sido movimentados previamente e o rei não pode estar em risco de xeque-mate.

Tomada en-passant
Jogada possível quando um peão avança duas casas e um peão inimigo se encontra em posição de ataque. Nesse caso, a peça pode capturar a outra que se move.

Pregadura
Esse é um movimento para impossibilitar a jogada de uma peça do adversário, colocando o rei do outro jogador em risco.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES