Brasília-DF,
17/MAR/2024

Artista e ilustrador brasiliense discute a relação com o sacro em exposição individual

Thales Fernando tem sua inspiração nos mistérios sagrados

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vanessa Aquino Publicação:12/12/2014 06:45
 As cores e traços fortes  são marcas presentes no trabalho de Thales Fernando (Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
As cores e traços fortes são marcas presentes no trabalho de Thales Fernando
O jovem artista e ilustrador brasiliense Thales Fernando foi buscar nos mistérios do sagrado a inspiração para a montagem da primeira exposição individual em Brasília. Sob o título de Apoteose, a mostra reúne 27 obras, em técnicas que misturam pintura em tela, xilogravuras, aquarela, colagem, escultura em madeira, costura e o grafite, gênero que introduziu o artista no universo da arte urbana.

"Apoteose consiste em elevar alguém ao estatuto de divindade, deificando uma pessoa devido a alguma circunstância excepcional. Para as religiões de mistérios da antiguidade, apoteose constituía o momento ritualístico da união com divino (Uno), ou mesmo, ‘tornar-se deus’. O universo que pontua a exposição é a divinização do dia e da noite, tendo as obras retratadas em deuses e animais", contextualiza Thales.

Segundo ele, as obras também fazem alusão a Tábua de esmeralda, texto de Hermes Trismegisto, que remete a eterna aspiração humana à alquimia divina, entendida como regeneração da alma. Simultaneamente, diz respeito aos micro e macrocosmos, indivíduo humano e Sistema Solar.

O artista adianta que o público poderá conferir obras como Galo de reza, Caçador noturno ou O dia em que a noite foi criada, todas produzidas especificamente para a mostra. No trabalho de Thales, é possível identificar traços marcantes e cores fortes, em composições que remetem a sua experiência em street art.

Apoteose
Mostra com trabalhos de Thales Fernando. Tigers Saloon (308 Norte, Bloco D, Loja 59), de hoje a 31 de janeiro de 2015, de segunda a sábado, das 10h às 20h. Entrada Franca. Classificação indicativa livre. Todas as obras expostas estarão à venda.


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES