Brasília-DF,
20/MAI/2019

Do axé ao rock, Brasília foi palco de grandes apresentações em 2014

Pela primeira vez à capital federal, o show de Paul McCartney foi considerado um dos melhores do ano

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:26/12/2014 06:25Atualização:24/12/2014 10:22
 (Minervino Junior/CB/D.A Press)

Indiscutível! O grande acontecimento do ano em Brasília na área musical foi o Out there!, o concerto que trouxe Paul McCartney pela primeira vez à capital federal. Nem mesmo a chuva foi empecilho para que mais de 60 mil pessoas ocupassem as dependências do Estádio Nacional Mané Garrincha e se emocionassem com as eternas canções dos Beatles, interpretadas por essa mega-estrela do showbiz internacional.

Com impressionante vitalidade em cena, o jovial e simpático setentão levou a multidão a fazer coro com ele em clássicos como Yesterday, Something, Let it be e Hey Jude —  ouvida no fim apoteótico. Paul, é claro, foi aplaudidíssimo durante as quase 3 horas de espetáculo. Por pouco não virou cidadão brasiliense, pois até passeio de bicicleta no Porque da Cidade ele fez.

Astros internacionais
Já há anos no circuito dos shows internacionais, a cidade recebeu alguns deles na temporada de 2014, protagonizados por nomes consagrados do rock. O de maior destaque atualmente, o norte-americano Jared Leto, vocalista da 30 Seconds to Mars, apresentou-se no Net Live Brasília. Ele também é ator e conquistou o Oscar deste ano como ator coadjuvante do filme Clube de compras Dallas.

Quem também reuniu grandes plateias em suas apresentações foram: Roger Hodgson, ex-Supertrump (Centro de Convenções Ulysses Guimarães); Hugh Laurie (Arena Brasília); Avril Lavigne, Deep Puple e Joe Satriani (Net Live Brasília); e as bandas Guns N’Roses (Ginásio Nilson Nelson), Linkin Park e Panic at the Disco, no Circuito Banco do Brasil (área externa do Estádio Nacional); e SOJA (Pavilhão do Parque da Cidade).

Pop rock nacional
Bons shows de cantores, músicos e bandas do pop rock nacional passaram por Brasília neste ano. Jota Quest e Natiruts, na Festa de Seu João (Asbac), e Ira! e Frejat (Net Live Brasília). Lulu Santos e Nando Reis estiveram juntos no Brasília Pop (Minas Brasília) e se reencontraram no Green Move Festival, dividindo a cena com Os Paralamas do Sucesso (Esplanada dos Ministérios). Antes, o Paralamas tocou no Luau do Iate Clube.

No Circuito Banco do Brasil, a Plebe Rude recebeu Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá (ex-Legião Urbana). Titãs, Ratos do Porão e Pitty fizeram show no Porão do Rock, enquanto a Banda do Mar brilhou no Vila Brasil (Parque da Cidade). Na área externa do Museu de República, o festival de guitarras teve entre as atrações Lenny Gordin, Luis Carlini, Edgar Scandura, Pepeu Gomes, Armandinho Macedo e Toninho Horta.

Moda sertaneja
 Sucesso no rádio e na tevê, a música sertaneja se espalhou pela capital, com shows de seus representantes mais destacados. Aqui são citados apenas alguns deles: Chiãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano (Vila Mix), Victor & Leo (Arena Brasília), Paula Fernandes (Net Live Brasília), Gusttavo Lima e Jorge & Mateus (festa do Bloco Pirraça, ao lado do Estádio Nacional).

Agito axé
O encontro de Bell Marques e Durval Lellis (em carreira solo) no Brasília Elétrica (ao lado do Estádio Nacional) foi o evento mais marcante no segmento da axé music em 2014 na cidade. Daniela Mercury cantou na Esplanada dos Ministérios; Margareth Meneses, na Arena Hall (Vicente Pires); Timbalada e Harmonia do Samba agitaram a AABB; Ricardo Chaves fez show no Bar do Alemão; enquanto Banda Eva botou muita gente para dançar no Villa Mix.

MPB variada
A MPB velha de guerra esteve representada neste ano na cidade em shows de Edu Lobo (área externa do Museu da Repúbliva), Lenine e Renato Teixeira, Wilson das Neves, Alfredo Del Penho, Pedro Paulo Malta, Pedrinho Miranda, Áurea Martins e Fabiana Cozza (Teatro da Caixa), Maria Rita, Vanessa da Mata e Djavan, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo (Minas Brasília), Alceu Valença (AABB), Moraes Moreira (Sesc Gama), Arlindo Cruz (Villa Mix), Jorge Benjor(312 Norte), João Donato (Clube do Choro), Péricles e Thiaguinho (AABB), Criolo e Zeca Baleiro (Parque da Cidade), Mart’nália (Embaixada de Portugal),Gaby Amarantos (Victoria Hause), Ellen Oléria (Ascade)e Monobloco (Orla do Lago Norte) e Moacyr Luz (Semente da Vila).

Onda dos musicais
Novo fenômeno dos palcos brasileiros, os musicais em homenagem a ícones da música brasileira chegaram forte a Brasília na temporada de 2014. O público prestigiou, aplaudiu e se emocionou com Cazuza — Pro dia nascer feliz (Net Live Brasília), Eu vou tirar você deste lugar — As canções de Odair José e Cássia Eller — O musical (Centro Cultural Banco do Brasil), Elis — A musical e Rita Lee mora ao lado (Centro de Convenções).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES