Brasília-DF,
20/SET/2018

Escalada pode ser encontrada na natureza e academias do Distrito Federal

O professor Matheus Farage alerta que é necessário segurança e acompanhamento na prática do esporte

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:02/01/2015 07:00Atualização:31/12/2014 13:34
Exercício ajuda a ganhar força e a perder peso
 (Valério Ayres/CB/D.A )
Exercício ajuda a ganhar força e a perder peso

Há 10 anos, quando era criança, Matheus Farage esteve em algumas festas que possuíam muros de escalada e, ainda que de forma lúdica, subiu os primeiros degraus de um esporte que viria a se tornar uma paixão. Hoje, aos 23, o estudante de psicologia considera a escalada como um estilo de vida.

“É um esporte que ensina a ser persistente, a desafiar os limites, a se concentrar e a achar alternativas nos momentos difíceis. Além disso, você aprende a ouvir quem está ao seu lado, a enxergar que o bom está no percurso e não no objetivo”, conta.

Dez anos antes que Farage despertasse interesse pelo esporte, Rodrigo Branco descobriria aquilo que é sua profissão desde 1999. Professor da modalidade, Branco defende que, assim como em qualquer esporte, é preciso se dedicar e garantir uma frequência mínima de aulas para observar evolução.

“Primeiramente, são necessários segurança e acompanhamento. A escalada indoor funciona como o primeiro contato da maioria das pessoas. É preciso dominar essa parte antes de sair para aventuras maiores”, afirma o professor.

Branco explica que, em um primeiro momento, os alunos obtêm uma grande evolução, apesar de um bloqueio inicial. “Existem alunos e alunos, como em qualquer esporte. Tive um que começou sentindo muita dificuldade e que hoje é um excelente escalador. As pessoas adquirem grande consciência corporal, muita força, principalmente nos membros superiores, noções de estratégia, aprendem a trabalhar com o próprio peso e, inevitavelmente, perdem medidas também.”

Além disso, o professor ressalta que o esporte estimula a interação social entre os praticantes.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES