Brasília-DF,
21/JUN/2018

Pianista Arthur Moreira Lima propõe repertório eclético em show em Brasília

O músico se apresenta em Brasília nesta sexta e sábado, no Teatro da Caixa

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:09/01/2015 07:05
Arthur Moreira Lima abre a programação musical do Teatro da Caixa deste ano (Glauker Bernardes/Divulgação)
Arthur Moreira Lima abre a programação musical do Teatro da Caixa deste ano
Tido como o mais popular pianista clássico brasileiro, Arthur Moreira Lima é um velho conhecido do brasiliense. A primeira vez que esteve aqui foi em 1965, quando se apresentou no Teatro da Escola Parque logo depois de vencer o Prêmio Chopin, em Varsóvia. Dali em diante, tocou nos mais diversos locais — da Sala Villla-Lobos à Esplanada dos Ministérios, passando, inclusive, por praças públicas de cidades do Distrito Federal.

Neste fim de semana Moreira Lima está de volta à capital, para concertos sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, abrindo a programação musical de 2015 do Teatro da Caixa. Ele vai interpretar um repertório bem eclético, que inclui clássicos das obras de Beethoven, Chopin, Mozart, Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Astor Piazzolla e Luiz Gonzaga.

Artista com consagrada carreira internacional, o pianista carioca frequenta o ambiente musical no exterior desde 1959, quando foi estudar música clássica em Paris. Quatro anos depois, ganhou bolsa do prestigiado Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, onde ficou durante cinco anos. Em seu trabalho, Moreira Lima traz como uma das marcas registradas o resgate e a difusão das raízes culturais brasileiras — indo de choro a ritmos nordestinos.

Três perguntas Arthur Moreira Lima

Você tem vindo a Brasília desde a década de 1960. Como é sua relação com a cidade?

É excelente. Gosto muito de Brasília, de tocar na capital, onde sempre tive uma acolhida excepcionalmente calorosa.

Como está sua agenda para 2015?

Além de uma turnê pela China, em maio de 2015, tenho algumas propostas no exterior que estou estudando. No entanto, minha maior preocupação continua sendo percorrer o Brasil com os concertos no meu caminhão-palco.

Que expectativa você tem da atuação de Juca Ferreira no retorno dele ao Ministério da Cultura?

Juca Ferreira é um homem profundamente identificado com a cultura brasileira e universal. Tenho certeza que, no seu retorno, continuará a administrar esse assunto tão difícil, controverso e polêmico, como a política do Minc, com a dedicação e a maestria de sempre.

Arthur Moreira Lima

Concerto do pianista sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3206-9448.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES