Brasília-DF,
23/ABR/2024

Confira os locais da cidade para quem é adepto as corridas de rua

Por toda a cidade existem locais para quem quer aderir ao esporte

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:23/01/2015 07:00Atualização:22/01/2015 13:38

Os dias em brasília estão favoráveis às atividades ao ar livre. Andar de bicicleta, passear de caiaque, velejar de stand up paddle e, claro, correr.


Lugares para o esporte não faltam. Perto ou longe do Lago, no Plano Piloto ou fora. Selecionamos algumas opções para você dar aquela corridinha.


Mas antes de sair correndo por aí é preciso tomar alguns cuidados. O personal trainer Romário Borges aconselha procurar um médico antes de começar a atividade física. “Vá a um cardiologista e a um ortopedista. Além disso, é necessário traçar uma meta a partir dessas consultas”, explica.


Nesse tempo de calor, o cuidado deve ser redobrado. “Fazer atividade física em dias mais quentes requer atenção, pois exige um esforço extra do coração e dos pulmões, além de elevar a temperatura corporal. É preciso ficar atento aos sinais do corpo, como fraqueza, queda de pressão, náuseas e câimbras, que são mais comuns”, diz Romário. Além disso, o especialista aconselha evitar os horários de maior incidência do Sol, entre 10h e 17h.

 

A Ermida Dom Bosco é um dos locais mais procurados pelos atletas da cidade (Ronaldo de Oliveira)
A Ermida Dom Bosco é um dos locais mais procurados pelos atletas da cidade

 

Lugares para correr

Parque da Cidade
Um dos locais mais conhecidos para a prática da corrida é o Parque da Cidade. São, ao todo, cinco percursos: dois de 10km, dois de 6km e um de 4km.

Parque Ecológico de Águas Claras
Em meio aos grandes prédios de Águas Claras, o parque é o respiro de que qualquer pessoa precisa na cidade. A pista do local tem 4,5km e é formada por subidas e descidas, com pouco espaço plano.

Ermida Dom Bosco
Com 131 hectares, a Ermida é um dos melhores pontos para se apreciar o
pôr do sol de Brasília. Além disso, claro, tem lugares para praticar corrida, que misturam asfalto e trilhas. Vale a pena percorrer o lugar e parar no mirante
para descansar.

Eixão do Lazer
Fechado para os carros todos os domingos e feriados, o Eixão do Lazer vai completar 24 anos de história. Para os moradores do DF, é uma boa oportunidade de percorrer o local correndo. São 14km de pista plana.

Taguaparque
A pista de corrida do Taguaparque tem 2km de extensão. Além disso, o parque oferece quadras de futebol de areia e de basquete, campo sintético de futebol, ginásio e centro cultural, que podem ser utilizados gratuitamente pela população.

Guará II
Construído em 1986, o calçadão do Guará II dá a volta na cidade e tem 8km de extensão. As pedras portuguesas que antes pavimentavam a pista foram substituídas por asfalto a fim de evitar acidentes e trazer conforto aos usuários.

Parque Olhos D’Água
No fim da Asa Norte, o Parque Olhos D’Água agrada aos corredores com uma pista de 2km para a prática do esporte. Localizado dentro do parque, há um lago, resultado de uma nascente que se encontra no local. Vale a pena parar lá e observar os animais ao fim da corrida.

Parque das Garças
Depois de passar por uma reforma, o parque ganhou vida nova. No local, os corredores vão encontrar trilhas. Assim, tome cuidado, já que o terreno pode causar acidentes de percurso.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES