Brasília-DF,
18/SET/2018

Bares oferecem alvos de dardo para que o cliente teste a mira com muita diversão

A versão com equipamentos menores só começou a se popularizar pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial em pubs do Reino Unido

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:30/01/2015 08:00Atualização:29/01/2015 13:29
Cada círculo corresponde a uma pontuação no jogo popular entre os britânicos e praticado em bares da capital (Wikimedia/Divulgação
)
Cada círculo corresponde a uma pontuação no jogo popular entre os britânicos e praticado em bares da capital
Concentração, mira, precisão e técnica. São basicamente esses quatro os elementos para quem quer começar a praticar o jogo de dardos. O esporte surgiu na antiguidade, quando instrumentos pontiagudos eram utilizados para caçar ou combater inimigos.

A versão com equipamentos menores só começou a se popularizar pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial em pubs do Reino Unido. Em Brasília, o esporte também agrada a jovens e é oferecido em bares da cidade.

Antes de praticar, é necessário conhecer como o jogo funciona. Para começar, o alvo oficial deve ter aproximadamente 42cm de diâmetro e ser separado por uma fina linha metálica em 20 raios. Os números ao redor, que correspondem à pontuação, vão de 1 a 20.

Por falar em pontuação, as regras são basicamente essas: ao atingir a área mais ampla, (branca e preta) o jogador leva os pontos correspondentes àquela seção; se acertar a parte interior, entre o aro exterior e o círculo verde e vermelho, ganha o triplo do valor; ao acertar a parte interior, da verde à vermelha, leva o dobro; o círculo central é dividido em um anel verde, que vale 25 pontos e um círculo (vermelho ou preto), que vale 50 pontos.

Dicas
Não se incline para arremessar o dardo. Qualquer movimento pode acarretar em menos estabilidade caso a pessoa esteja em uma posição reta.

Há uma diferença para destros e canhotos: para o primeiro grupo, o pé direito deve estar à frente e recebendo a maior parte do peso corporal; para os canhotos, o pé à frente deve ser o esquerdo.

Os pés devem ficar retos. Com o equilíbrio proporcionado pelos pés totalmente apoiados no chão, as chances de se fazer um arremesso sem pender para nenhuma direção são mais altas.

Para se fixar no alvo, não é necessário força. Tudo é questão de jeito.

Onde jogar
John Gators
(213 Sul, Bloco B, Loja 5; 3245-5662). O bar tem dois alvos e fornece os dardos para o cliente. Há ainda máquinas de dardos eletrônicos.

Schloss
(309 Norte, Bloco B, Lojas 6/12; 3033-1766). O local conta com um alvo e o interessado deve levar os próprios dardos.

Strangers Snooker
(706/707 Norte, Bloco D, Loja 6, Asa Norte; 3274-7770). A casa oferece os dardos e o alvo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES