Brasília-DF,
15/OUT/2018

Com movimentos leves e belos, ginástica artística ganha popularidade

A prática da dança auxilia no ganho de massa corporal

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:06/03/2015 07:45

Além de fortalecer os músculos, a modalidade trabalha a concentração e a elasticidade
 (Arquivo Pessoal/Karina Carvalho)
Além de fortalecer os músculos, a modalidade trabalha a concentração e a elasticidade

Para sair da rotina da musculação, uma alternativa para o ganho de massa muscular é a ginástica artística. Muito popular entre crianças e adolescentes, a atividade vem conquistando cada vez mais o público adulto. Apesar de a procura ser crescente, ainda são poucos os lugares — fora de algumas escolas da rede pública — que oferecem aulas da modalidade.
“As pessoas podem obter os mesmos resultados da academia tradicional: preparo físico, hipertrofia, emagrecimento, mas com aulas mais divertidas. Além disso, é um esporte completo”, garante Karina Carvalho, educadora física e professora de ginástica artística.

Em uma hora de treinamento, os praticantes fazem uma série de exercícios corporais variados que podem ser realizados no solo ou com auxílio de aparelhos. A escolha vai de acordo com o objetivo de cada um.

O esporte pode ser praticado por pais e filhos. Para as crianças, é uma atividade que contribui muito para o desenvolvimento da coordenação motora, além de dar flexibilidade, agilidade. Além do corpo, a mente também é cuidada e o atleta apresenta ganhos em fatores como disciplina, concentração e determinação.

Você sabia?
A ginástica artística se tornou conhecida pelos desempenhos de atletas nas Olimpíadas. “Antigamente era conhecido como ginástica olímpica. O novo nome trouxe confusão, mas é a mesma atividade”, explica Karina.

Principais aparelhos

Barras paralelas: duas barras paralelas suspendem o atleta pelos braços ou pelas pernas Cavalo com alças: aparelho baixo, que se assemelha ao animal, para fazer acrobacias Argolas: penduradas em uma barra de ferro, as argolas suspendem o atleta para fazer movimentos aéreos Barra fixa: o ginasta não pode tocar a barra com o corpo e deve realizar movimentos giratórios

Onde praticar

ASBAC
(Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, lote 31). Turmas para adultos e crianças, iniciantes e treinos de alto rendimento. Vários horários de segunda a sexta. Mensalidade a partir de R$ 170 (iniciantes), duas vezes por semana. Informações: 8592-0087.

Body Tech
(Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conj 36 parte A 10; EQSW 301/302 lote 03, Sudoeste; Shopping Iguatemi; Lago Norte). Turmas para várias idades em horários sob consulta. Mensalidade a partir de R$ 645, com direito a outras modalidades.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES