Brasília-DF,
19/NOV/2018

Monólogo O outro Van Gogh traz a trajetória de Theodore, irmão do pintor

A peça é estrelada pelo ator Fernando Eiras que interpreta Theo internado em um sanatório

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:13/03/2015 07:25Atualização:12/03/2015 16:51
Fernando Eiras interpreta a história trágica dos irmãos Van Gogh em cena (Silvio Pozatto/Divulgação)
Fernando Eiras interpreta a história trágica dos irmãos Van Gogh em cena

A história de Vincent Van Gogh é conhecida no mundo das artes, mas poucos sabem que o legado do pintor existe por causa do irmão caçula, Theodore. “Nós devemos ao Theo tudo o que temos do Vincent”, afirma o ator Fernando Eiras, que interpreta os irmãos no monólogo O outro Van Gogh.

Entre delírios e realidades, a peça faz uma homenagem à trajetória dos irmãos na infância, na família e na pintura. Com apenas uma cadeira e um abajur no palco, Eiras encena Theo nos últimos dias de vida do marchand em um sanatório,  se tratando de sífilis aos 34 anos.

O texto de Maurício Arruda Mendonça traz a relação fraternal e trágica dos irmãos e apresenta as dificuldades de Vincent como artista plástico incompreendido, ateu e apaixonado por uma prostituta. Do outro lado, Theo é incapaz de vender um quadro do irmão impressionista para a sociedade burguesa. “Theo evoca a figura do Vincent e eles conversam”, descreve Eiras.

A peça é inspirada em biografias, filmes e no livro Cartas a Theo, que reúne epístolas escritas por Van Gogh entre 1883 e 1890, período em que o holandês pintou os quadros Comedores de batata (1885), Trigal com corvos (1890), O café à noite na Place Lamartine (1888) e A noite estrelada (1889).

O outro Van Gogh

Sábado, às 21h, e domingo às 20h. Teatro Plínio Marcos do Complexo Funarte Brasília (Eixo Monumental, atrás da Torre). Ingressos a R$ 20 (inteira). Entrada gratuita para as primeiras dez pessoas que chegarem ao local de bicicleta. Não recomendado para menores de 14 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES