Brasília-DF,
14/DEZ/2018

Peça Os fantasmas debate sobre as rupturas das relações, no CCBB

O texto inédito de Otávio Martins não comove. Os textos sobre a finitude da vida, esvai-se em um enredo abrupto e pouco elucidativo; confira a crítica

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Diego Ponce de Leon Publicação:10/04/2015 07:37
A peça deve agradar principalmente alunos de teatro
 (Milena Vasconcelos/Divulgação)
A peça deve agradar principalmente alunos de teatro

Na maior parte das escolas de arte dramática do país, o aluno vai se deparar com algumas convenções que norteiam a formação em teatro, de uma forma geral. Em determinado momento, o estudante irá cruzar com Augusto Boal e seus “jogos para atores e não-atores”. O russo Stanislavski dá as caras e leciona sobre a “preparação do ator” ou ainda sobre a “construção da personagem”.

Entre os exercícios, há alguns clássicos: espelho, câmera lenta, formação de figuras, blecaute. Há de se perceber cada um desses elementos permeando o processo de Os fantasmas. Claro, Murilo Grossi, Adriana Lodi e William Ferreira — o elenco — formaram-se há anos, conhecem o metiê a fundo e, certamente, discordariam das palavras acima (ou não?), principalmente pelo quadro genérico que sugerem.

Pois elas foram aqui descritas apenas para salientar o que de há melhor no espetáculo: uma celebração ao ator e seu ofício. O texto inédito de Otávio Martins não comove. O debate sobre as rupturas das relações, sobre a finitude da vida, esvai-se em um enredo abrupto e pouco elucidativo.

A falta de linearidade— um artifício, por vezes, tão producente — desconforta o espectador que, da peça, pouco tira. Restam Murilo, Adriana e William. Melhor: resta Hugo Rodas.

O diretor uruguaio extrai dos atores uma lucidez que justifica o espetáculo. E, então, eles brincam. Veteranos dos palcos, os três acabam por oferecer uma aula de artes cênicas. Das melhores! Mas nada além disso.

Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES