Brasília-DF,
16/DEZ/2018

Exposição mostra a variedade estética que perpassa a história da cidade

55 anos - Da utopia à capital está aberta a visitação na Galeria Athos Bulcão

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:24/04/2015 07:49Atualização:23/04/2015 14:48
Foto inédita da Catedral, assinada por Alex Flemming (Alex Flemming/Divulgação)
Foto inédita da Catedral, assinada por Alex Flemming

Em cartaz na Galeria Athos Bulcão, a exposição 55 anos – Da utopia à capital quer mostrar ao mundo as várias facetas das artes que deram vida à cidade.

Brasília é tema e sujeito da mostra que já foi vista por mais de 250 mil pessoas em oito cidades, incluindo Nova Déli, Paris, Santiago e Buenos Aires. Idealizado pela curadora Danielle Athayde, o projeto apresenta ao público peças de coleções privadas que nunca foram expostas.

Da Coleção Brasília, organizada durante mais de cinco décadas por Izolete e Domício Pereira, estão na exposição 30 obras de artistas que criaram para a cidade. A Coleção Vera Brant, pertencente à pioneira morta em setembro de 2014, tem um violão que pertenceu a Juscelino Kubitschek e pinturas de Athos Bulcão.

Outra coleção nunca exposta é a do arquiteto Carlos Magalhães, da qual Danielle escolheu 10 gravuras e uma escultura assinadas por Oscar Niemeyer, além de um óleo sobre tela pintado por Athos Bulcão em 1964.

“Há dois anos, estou insistindo com o Carlos Magalhães para mostrar essas gravuras”, conta a curadora. Cada protagonista da história de Brasília ganhou um espaço reservado na mostra. Assim, há cantinhos em que se homenageia Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx.

Deste último, Danielle conseguiu as plantas dos projetos de paisagismo para a SQS 308, o Palácio do Itamaraty e o Teatro Nacional. A curadora também contou com obras criadas exclusivamente para a exposição, como uma foto da Catedral assinada por Alex Flemming e uma instalação de Naura Timm, gaúcha radicada em Brasília.

55 anos – Da utopia à capital

Exposição com curadoria de Danielle Athayde. Visitação até 31 de maio, diariamente, das 8h às 20h, na Galeria Athos Bulcão (Anexa ao Teatro Nacional, Via N2).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES