Brasília-DF,
24/ABR/2024

Prática da calistenia trabalha até 200 músculos de uma vez

O esporte também pode amenizar dores nas costas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:29/05/2015 07:30Atualização:29/05/2015 16:49
Tiago Karl escolheu o Parque da Cidade como um dos pontos para se exercitar ao ar livre ( Arquivo pessoal)
Tiago Karl escolheu o Parque da Cidade como um dos pontos para se exercitar ao ar livre

Força e resistência são duas das características trabalhadas pela calistenia. O esporte, que usa basicamente o peso do corpo como carga, tem ganhado adeptos pelo mundo por ser uma atividade que não precisa de um local fechado ou de muitos materiais para ser praticado.

“A calistenia não tem contra-indicações”, afirma Tiago Karl, coordenador do Street Workout DF. Ele conheceu a calistenia pela internet e trouxe a atividade para o Brasil.

“Vi um vídeo dos ucranianos praticando um esporte totalmente diferente. Achei muito legal por ser em local aberto, então pensei: por que não aplicar isso no Brasil? E foi assim que tudo começou. Fundei a primeira equipe do Brasil. Faz três anos que pratico a modalidade, já com a certificação da Federação Mundial”, explica.

A modalidade trabalha várias partes do corpo, principalmente os membros superiores, pois une exercícios de barra, abdominais e flexões de braço.

“A calistenia exercita muito o abdômen, o bíceps, o tríceps, o antebraço e as costas. Um movimento realizado, por exemplo, trabalha cerca de 200 músculos de uma só vez”, aponta Tiago.
A atividade é benéfica para quem tem problemas na coluna, pois ajuda a fortalecer os músculos da região.

Segundo Tiago, qualquer pessoa pode participar dos encontros e aprender mais sobre a calistenia. “É importante, claro, ter um acompanhamento e treinar no seu ritmo. Desde a criança até o idoso, para praticar é só ter dedicação e força de vontade”, afirma o coordenador do projeto.

Calisthenics Foundation

CLN 309, Bloco C, subsolo, Asa Norte;9968-8311. Treinos a qualquer dia da semana.

Street Workout Brasília

Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Eixo Monumental Sul; 9123-8929. Os treinos são gratuitos e o interessado deve se informar, por telefone, o local onde vai ocorrer (geralmente é no Estacionamento 10 do parque).
Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES