Brasília-DF,
19/ABR/2024

Artista plástico Zahed Taj-Eddin traz à cidade exposição de esculturas do Oriente Médio

Zahed se formou em artes em 1985, na Fatehy-Mohamad College of Fine Art, em Aleppo, na Síria

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vanessa Aquino Publicação:03/07/2015 06:37
As peças de  Zahed Taj-Eddin mesclam o antigo e o contemporâneo (Câmara dos Deputados/Divulgação)
As peças de Zahed Taj-Eddin mesclam o antigo e o contemporâneo


Artista plástico, arqueólogo e restaurador sírio Zahed Taj-Eddin buscou inspiração nos artefatos das primeiras civilizações que se desenvolveram no Oriente Médio e nas mitologias antigas de Mesopotâmia, Egito e Grécia. Com toque contemporâneo, as 18 esculturas em barro vitrificado compõem a exposição Mitologias e fábulas, em cartaz na Câmara dos Deputados.

A coleção apresenta esculturas com personagens humanos e animais, que contam histórias das lutas dos sírios sob a ditadura recente, inspiradas em fábulas e mitologias antigas. “Ele trouxe um toque contemporâneo às peças de inspiração na antiguidade. Ele mesmo desenvolveu a química que dá textura às obras”, afirma o chefe do Núcleo de História, Arte e Cultura da Câmara dos Deputados, Goya Oliveira.

Zahed se formou em artes em 1985, na Fatehy-Mohamad College of Fine Art, em Aleppo, na Síria, local onde nasceu. Atualmente mora em Londres, onde concluiu o PhD na University of Westminster, em 2014.

Sua linha de pesquisa baseou-se na falência egípcia, nos métodos antigos e nos desafios técnicos da criação de esculturas. Já realizou exposições na Síria, na Itália, na Holanda, no Catar e na Alemanha. Entre elas, destacam-se Mythologies, em 2014, na Al Markhiya Gallery, em Doha, no Catar; e Antiguidades, em 2006, na Archea Gallery, em Amsterdã, na Holanda.

Mitologias e fábulas
Exposição do artista sírio Zahed Taj-Eddin. Até 30 de agosto, das 9h às 17h. Salão Nobre do Congresso Nacional —Edifício principal. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES