Brasília-DF,
14/DEZ/2018

Encontro de culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros começa hoje

A vila de São Jorge receberá o evento

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:17/07/2015 06:02
As aldeias multiétnicas poderão ser visitadas pelo público do encontro
 (Andre Amorim/Divulgação)
As aldeias multiétnicas poderão ser visitadas pelo público do encontro
Há 15 anos a Vila de São Jorge recebe o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Neste ano, o evento começa hoje e vai até o dia 1º de agosto.

Entre hoje e 24 de julho, será realizada a 9ª Aldeia Multiétnica. A primeira parte da programação do encontro acontece em uma reserva particular do patrimônio natural, a Aldeia. A programação engloba as festividades, cantos, danças e atividades de cada uma das diversas etnias que vivem ali.

A circulação dos visitantes é livre, permitindo o contato direto com os povos participantes. Além dos debates e oficinas sobre a questão indígena e quilombola.

Alimentação
O local contará com restaurante e lanchonete com comidas tradicionais e leves. Além disso, o local estará equipado com camping, livros especializados sobre povos tradicionais, videoteca, mostra de filmes na oca Xinguana, rodas de prosa e atividades infantis.

Moradias
Dentro da Aldeia existem quatro moradias permanentes: uma casa Xinguana, uma Krahô, uma Kayapó e uma do povo Kalunga, remanescente de quilombos que vivem na região da Chapada dos Veadeiros.

Cultura
De forma colaborativa, o evento pretende trazer a cultura de comunidades tradicionais ao público, para proporcionar, acima de tudo, uma troca de saberes. A partir do dia 25 de julho, as atividades acontecerão na Casa de cultura Cavaleiro de São Jorge e pelas ruas da cidade. A programação inclui uma Feira de experiências sustentáveis, apresentações dos povos tradicionais, como folias, cantorias e procissões.

9ª Aldeia multiétnica do Encontro de Culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Diárias a partir de R$ 250 no camping da vivência. R$ 20, para entrada na aldeia, das 13h às 18h. Crianças até 10 anos não pagam. Informações: (62) 3446-1430.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES