Brasília-DF,
20/ABR/2024

Peça Através de Ti traz personagem inspirada na vida real de um travesti

O enredo perpassa pelas circunstâncias marginalizadas que costumam acompanhar as travestis

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Diego Ponce de Leon Publicação:31/07/2015 06:02
Pedro Silveira encara o palco sozinho sob direção de Fernando Villar (	Eduardo Klinsmann/Divulgação)
Pedro Silveira encara o palco sozinho sob direção de Fernando Villar


No teatro, ela nasce em 2010, quando a companhia Chia, Liiaa! aparece com o espetáculo Trajetória X. Ali, pela primeira vez, a protagonista Pollyana Lolyta sobe ao palco. Pelo corpo e interpretação de Pedro Silveira, ela volta a dar as caras em Através de ti, em apresentação única no Sesc Taguatinga, neste domingo.

Na vida, ela nasce todos os dias. Embora a personagem seja baseada em uma travesti real, o enredo perpassa pelas circunstâncias marginalizadas que costumam acompanhar as travestis: prostituição, drogas, relações. Da mesma maneira, relembra ao espectador que, como qualquer um de nós, elas também se apaixonam, sonham e morrem.

“O universo travesti tem nutrido saudavelmente a cena brasileira contemporânea. Nossa Pollyanna Lolyta quer outros olhares sobre a invisibilidade imposta sobre ela. Ela ambiciona percepções e ações mais solidárias, jogos mais contentes”, comenta o diretor Fernando Villar.

O espetáculo, inclusive, nasce de uma pesquisa de Pedro Silveira sobre a performance de travestis, orientada pelo próprio Villar. Juntos, eles colocam em debate a figura da travesti, sob um olhar digno e humano. Acima de tudo, realçam a resiliência dessas moças, heroínas natas em um panorama trágico, marcado pelo nosso preconceito e repúdio injustificado.

Através de ti
Direção e dramaturgia de Fernando Villar. Com Pedro Silveira. No Teatro Paulo Autran (Sesc Taguatinga). Domingo, às 20h. Entrada franca. Não recomendado
para menores de 14 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES