Brasília-DF,
20/ABR/2024

Seresta do Clube dos Previdenciários completa 40 anos

Clima de nostalgia domina o ambiente, embalado por New York, New York, Champagne e todas as músicas da Orquestra Tabajara e de Ray Connif

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:31/07/2015 06:22Atualização:30/07/2015 17:42
 (Dani Lobo/Divulgação)


A movimentação de pessoas em trajes finos e o som ao fundo, com uma música sentimental, são duas das características que marcam as serestas. Comum em regiões do interior de Minas Gerais e de São Paulo no início do século 20 e popular no Brasil posteriormente, o estilo também encontrou terreno em Brasília. Há 40 anos, por exemplo, o Clube dos Previdenciários realiza seresta toda sexta-feira. A de hoje está confirmada!

No local, o clima de nostalgia domina o ambiente. Participantes de todas as idades dançam New York, New York, Champagne e todas as músicas da Orquestra Tabajara e de Ray Connif. Essa volta ao passado fica ainda mais evidente nos volteios, nos homens de chapéu e cabelos brancos e mulheres, sempre bem maquiadas. “Nós temos clientes fiéis. Há, por exemplo, o João Gustavo, de 90 anos, que começa a dançar às 20h e vai até as 2h”, contou Jorge Trindade, gerente da Seresta do Previ.

Apesar de o passado ser o foco das serestas, elas também passaram por uma modernização. Não só as músicas tristes e melódicas — à base de flauta, violão e cavaquinho — fazem parte do repertório. Sambas, boleros, tangos e até o bailão sertanejo marcam presença. “A seresta é nacionalmente conhecida e concorrida. Já tem gente na fila às 19h. É uma comunidade amiga, tradicional”, explica Jorge.

Vários artistas da cidade se revezam no palco para dar o tom do baile do Previ, entre eles Lindberg e Banda, Grupo Musical Marcos Sobreira, Duo Infinty e Adail Moreira, que se apresentará na edição de hoje. “Pessoas de todas as idades podem se divertir. Sinto que é a maior terapia. Você sai do isolamento e está em um ambiente de respeito”, conta Jorge.


Seresta do Previ (712/912 Sul; 3878-7100). O baile ocorre todas as sextas-feiras, às 20h. Ingressos: R$ 40 (meia entrada para maiores de 60, estudantes, professores e pessoas com deficiência). Não recomendado para menores de 18 anos.

Sesc Seresta Panteão da Pátria (Praça dos Três Poderes). Projeto do Sesc, que busca resgatar a cultura do país por meio da música. Shows hoje e em 22 de agosto, a partir das 20h. Entrada gratuita.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES