Brasília-DF,
15/AGO/2018

Ciclo de Arte apresenta coletânea com pinturas e instalações de Elder Rocha

O trabalho do artista plástico goiano gravita entre o barroco, o pop arte e diferentes suportes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vanessa Aquino Publicação:25/09/2015 07:00Atualização:24/09/2015 14:12

Elder Rocha cria a partir de figuras encontradas em livros e revistas antigos (Janine Moraes/CB/D.A Press)
Elder Rocha cria a partir de figuras encontradas em livros e revistas antigos

O projeto Ciclo de Arte, com curadoria de Ralph Gehre, chega à quarta edição com coletânea de Elder Rocha. As pinturas e instalações do artista goiano que mora e trabalha na capital do país há mais de três décadas ficam em cartaz até o dia 25 de outubro.

 

Ao longo da carreira, Elder Rocha construiu uma obra de múltiplas possibilidades e seu trabalho gravita entre o barroco, a pop arte e diferentes suportes. O artista cria a partir de imagens escolhidas de um repertório universal que é praticamente infinito.

 

Para Ralph Gehre, as obras de Rocha são reminiscências, formam figuras que transportam o expectador a situações associadas. “O trabalho de Elder — muitas vezes construído a partir de antigas ilustrações de almanaque, comprimidas entre massas de tinta, cor e estranhas matérias — parece replicar os mecanismos de construção da memória, em que os deslocamentos e a sobreposição de planos impraticáveis nos conduzem a lembrar”, detalha o curador. Gehre deduz que é assim que o artista transfere ao seu público um tipo de poder, a sorte de partilhar recordações, “algo como conseguir abrir as portas certas com chaves erradas”.

 

Elder acredita que toda imagem carrega em si a polissemia, a variação de significados em momentos diferentes. “Criar em cima de figuras captadas em revistas, livros antigos ou coleções colocadas em domínio público é uma forma de se relacionar com o universo que estamos acostumados a ver”, revela o artista.



SERVIÇO

Ciclo de arte Brasília Shopping 2015 — Elder Rocha

Até 25 de outubro, das 10h às 22h. Brasília Shopping. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES