Brasília-DF,
17/MAR/2024

Exposição apresenta fotomontagens produzidas por Athos Bulcão em 1950

Pouco conhecida, a série é parte do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:09/10/2015 06:09Atualização:08/10/2015 18:14

A obra Entardecer no Planalto é uma das expostas em Athos em preto e branco (Reprodução)
A obra Entardecer no Planalto é uma das expostas em Athos em preto e branco

Pouca gente sabe, mas Athos Bulcão, além de ter trabalhado com técnicas de pintura, desenhos, azulejos, relevos, esculturas e gravuras, flertou com a fotomontagem e o surrealismo, na década de 1950, produzindo inusitadas colagens. Uma mostra com 26 dessas obras integra a exposição Athos em preto e branco, em cartaz na sede da Fundação Athos Bulcão.

 

O método do artista consistia em recortar imagens de revistas da época, colando-as em um fundo comum e fotografando a nova cena composta. Nesse jogo, fazia associações inusitadas entre cabeças, corpos, edifícios, animais e paisagens diversas, em que surgiam imagens fantásticas, combinando rostos de famosos, corpos nus, cavalos e hipopótamos, em espaços tão diversos como um salão de baile, ruas ou plantações.

 

Títulos como A invasão dos marcianos, O susto, Entardecer no Planalto ou A inundação de um sonho reforçam o caráter poético e onírico das fotomontagens.

 

Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, ressalta que “a exposição revela uma face menos conhecida do artista, mas, ainda assim, muito importante, pois o entendimento de sua obra requer a consciência das múltiplas faces da trajetória”, comenta.

 

Pouco conhecida, a série de fotomontagens faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que cedeu à Fundação Athos Bulcão o direito de realizar cópias para complementar o acervo da instituição.

Athos em preto e branco
Fundação Athos Bulcão (404 Sul, Bl. D, lj. 1). Até 31 de dezembro. De segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábado, das 10h às 17h. Escolas e grupos podem agendar visita pelo e-mail fundathos@fundathos.org.br. Entrada franca. Classificação livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES