Brasília-DF,
20/NOV/2018

Livro de fotografia apresenta experimentos de profissionais e amadores

Lançada pelo fotógrafo e publicitário Edu Vergara, a obra reúne imagens tiradas por câmeras profissionais e por lentes de smartphones

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vanessa Aquino Publicação:04/12/2015 06:50Atualização:03/12/2015 16:39
A fotografia pode ser registro, testemunho ou fragmento do cotidiano. Sejam quais forem o significado e o sentido, a arte de capturar instantes atravessou o tempo e encontrou novas tecnologias que possibilitam experimentos jamais imaginados no século passado. Com o smartphone, câmeras amadoras ou profissionais, o céu é o limite para quem quer se aventurar no mundo dos cliques.
 
O projeto reúne mais de cinco mil imagens (Rodrigo Morais/Divulgação)
O projeto reúne mais de cinco mil imagens
 
 
Pensando nisso, o fotógrafo e publicitário Edu Vergara lançou, em abril, o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show. O objetivo era reunir registros inteligentes, criativos e mágicos para publicá-los no livro Brasília photo show 2015. Sete meses depois de promover o desafio nas redes sociais, o livro está pronto.
 
O material traz à tona a sensibilidade de quem está atrás de lentes que, segundo Vergara, possibilitaram uma ascensão sem precedentes do registro emotivo. “Eu me refiro ao registro que não se fundamenta na técnica. É aquele que desperta a emoção, que conversa com o sentimento de quem lhes concede o olhar, a atenção. Isso não é corriqueiro no mundo do século 21, tão acelerado e repleto de informação”, detalha o idealizador do projeto.
 
Entre trabalhos de amadores e profissionais, mais de cinco mil fotos foram enviadas. Dessas, 2 mil imagens foram habilitadas, depois de uma curadoria do próprio Vergara, para postagem no Facebook, despertando visualizações, curtidas, comentários e mais de 5,2 milhões de visualizações auditadas pela rede social.
 
“Recebemos desde imagens de pessoas que jamais pegaram em um equipamento profissional e retrataram, do smartphone, momentos com a exuberância e a beleza de um trabalho artístico, até fotos apuradas de profissionais que registram seu trabalho na revista National Geographic”, explica.

SERVIÇO
Lançamento do livro
Brasília Photo Show 2015/2016
Amanhã, às 10h. Cinemark Pier 21. Entrada gratuita, porém limitada ao número de cadeiras. É preciso confirmar a presença via e-mail: festival.dadosdafoto@gmail.com.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES