Brasília-DF,
16/JUL/2018

Espetáculo 'Ritmo de forma silenciosa' traz manifestações artísticas para o palco

O jazz e a repressão social do século 20 são as inspirações do grupo Margaridas Companhia de Dança

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Daniel Couri- Especial para o Correio Publicação:04/12/2015 07:02Atualização:03/12/2015 14:54

Canções e poemas são inspiração para a Cia. Margaridas no espetáculo 'Ritmo de forma silenciosa' (Cia Margaridas/Divulgação)
Canções e poemas são inspiração para a Cia. Margaridas no espetáculo 'Ritmo de forma silenciosa'

O espetáculo Ritmo de forma silenciosa, do grupo Margaridas Companhia de Dança, se inspirou nas manifestações artísticas do início do século 20, criadas como forma de protesto à opressão sofrida pelos negros nos Estados Unidos. Um dos pontos de partida para a criação dos movimentos foi o jazz, assim como os poemas jazzísticos (influenciados, na forma ou no conteúdo, pelo gênero musical).


“O jazz foi a primeira manifestação cultural que conseguiu colocar os negros em uma linha de frente, com reconhecimento mundial”, explica Laura Virgínia, diretora do espetáculo. “Por isso foi a inspiração para a montagem”, completa.
Músicas de Nina Simone, Serge Gainsbourg, Miles Davis e John Coltrane fazem parte da trilha sonora. Obras literárias de Jack Kerouac e Langston Hughes também serviram de base. “Trazemos esse universo da literatura para os gestos. Em vez de parágrafos, lemos movimentos. O corpo de texto vira um corpo de gestos”, conta a diretora.


A apresentação mostra, de forma geral, como o ser humano busca reconhecimento e singularidade, algo ainda presente na sociedade atual. “Quando reconhecemos nossa liberdade individual, nos afirmamos como seres humanos”, afirma Laura. “Em vez de ficar atrás de regras e ditames, você se reconhece.”

SERVIÇO


Ritmo de forma silenciosa
Texto de Langston Hughes, Jack Kerouac e  Nina Simone e direção de Laura Virgínia. Teatro Sesc Garagem (913 Sul). Hoje e amanhã, às 21h; domingo, às 20h. Ingressos a R$ 30 (inteira). Classificação indicativa: livre. Informações: 3445-4415.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES