Companhia Brasileira de Teatro traz espetáculo inovador
O trabalho 'PROJETO bRASIL' é fruto das experiências dos artistas Giovana Soar, Nadja Naira, Rodrigo Bolzan e Felipe Storino

"É mais sensorial do que narrativo: convoca, implica, provoca". É como o diretor do espetáculo PROJETO bRASIL, da Companhia Brasileira de Teatro, Marcio Abreu, define a peça que chega a Brasília mesclando performances, música e discursos ideológicos.
O trabalho é fruto das experiências adquiridas pelos atores Giovana Soar, Nadja Naira, Rodrigo Bolzan e pelo músico Felipe Storino, que, durante 2 anos, viajaram o país colecionando experiências que auxiliaram na construção do novo espetáculo.
Discussões com público, debates, estudos, palestras, seminários, e, principalmente, as vivências locais foram algumas das maneiras encontradas para se familiarizar e deixar-se afetar pelas forças plurais e contraditórias que mobilizam discursos.
“É próprio da arte dialogar com o seu tempo, refletindo-o e propondo novas visões. O momento de transformações que vive o nosso país é muito fértil e demanda nosso comprometimento crítico e criativo. Lidar com um tema tão amplo, mas com um recorte específico e singular, justifica o projeto”, destaca Abreu.
A peça entrelaça cenas independentes que ora focam na fala e na música, ora no corpo e na luz e trechos de discursos do presidente do Uruguai, José Mujica, da ministra francesa, Christiane Taubira, sobre liberdade e aceitação.
“Não somos somente intérpretes, mas portadores de algo, que está em nós, que é muito mais abrangente do que a atuação. É um verdadeiro trabalho em companhia, e que só poderia se dar assim”, explica atriz Nadja Naira.
SERVIÇO
PROJETO bRASIL
Centro Cultural Banco do Brasil. Hoje e amanhã, às 21h; domingo às 20h. Ingressos a R$ 10. Não recomendado para menores de 16 anos.
Outras peças
Com um repertório recente comporto por cinco peças, a companhia selecionou quatro: Vida, Oxigênio, Descartes com lentes e Isso te interessa? para a turnê que deu corpo a PROJETO bRASIL, durante 17 apresentações nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Manaus e Porto Alegre.