Ópera Carmen ganha versão moderna pela Ópera Studio
Núcleo jovem do Departamento de Música da UnB apresentam o clássico

Com 140 anos completados no ano passado, a ópera Carmen, do francês Georges Bizet, ainda hoje ocupa o posto de obra-prima do gênero. Neste fim de semana, a história da cigana sensual que dá nome ao espetáculo será representada no Clube do Choro. O clássico ganhará concepção moderna, montada e idealizada por alunos do núcleo jovem do Ópera Studio, programa de extensão do Departamento de Música da Universidade de Brasília.
Ao elenco, formado por alunos e professores de ópera da cidade, coube a difícil, mas prazerosa, missão de representar a ópera de quatro atos dando-lhe a dramaticidade pela qual é conhecida, além da devida atenção à melodia musical, considerada uma das mais belas do século 19.
Originalmente um conto publicado em 1847 pelo também francês Prosper Mérimée, Carmen é conhecida pelo estilo libertário da protagonista, que, à época, chocou a sociedade parisiense por se afastar do que se esperava do comportamento de uma mulher. Características como ousadia eram comuns à cigana e, ainda hoje, podem chocar, surpreender e convidar o público à reflexão.
SERVIÇO
Carmen
Clube do Choro de Brasília (SDG, Bl. G; 3224-0599 e 3225-0559). Hoje e amanhã, às 21h; e domingo, às 19h. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.