Espetáculo 'Um caminho para Sara' traz as reflexões de uma menina para o palco
A peça marca a estreia de Fernando Guimarães no comando de crianças

Foi uma viagem de 800km percorridos a pé com uma mochila nas costas que levou o dramaturgo Thales Paradela a conceber a história da pequena Sara, menina cheia de criatividade que embarca numa viagem de autoconhecimento graças a um musical. O autor pensou o texto de Um caminho para Sara durante o caminho de Santiago de Compostela.
A peça, em cartaz a partir de amanhã e com direção de Fernando Guimarães, nasceu da própria experiência de autoconhecimento do autor. Durante a caminhada, Paradela inventava histórias sobre os companheiros de viagem para distrair e entreter os mais desanimados.
“Fui criando personagens para cada um dos colegas a partir de fatos reais e comecei a juntar as histórias de cada um. Cheguei à conclusão de que tinha cara de fábula, que amplia a possibilidade de representação da realidade”, explica Paradela.
Ele imaginou as narrativas em forma de música e é um musical com 14 atores que Guimarães leva ao palco. “É a primeira vez que faço algo para crianças, estou me divertindo”, conta Fernando. Paradela também nunca havia escrito um musical.
SERVIÇO
Um caminho para Sara
De Thales Paradela. Direção: Fernando Guimarães. Com: Yasmin Boreli, Adair Oliveira e outros. De 5 março a 24 de abril; sextas, às 16h, sábados e domingos, às 15h e às 17h. Sessões extras em 21 de abril, às 15h e às 17h, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB - SCES, Tr. 2, lt. 22). Entrada: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação indicativa: 5 anos.