Coluna Sons da noite destaca shows de Fagner e Zé Ramalho
Invasão nordestina
Três nomes icônicos da música nordestina estarão de volta a Brasília nos próximos meses, para shows desde já muito aguardados. O primeiro será o cearense Raimundo Fagner, que em 7 de maio ocupará o palco auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
No mesmo local, o paraibano Zé Ramalho se apresentará em 11 de junho; e o pernambucano Alceu Valença soltará a voz em 23 de julho. Os ingressos para os três espetáculos já estão à venda no G2 do Brasília Shopping. Não recomendado para menores de 14 anos.
Rock Brasília
Bandas que, na segunda metade da década de 1980 colocaram o rock de Brasília no mapa da música popular brasileira estão de volta à origem. Em 29 de abril, o Capital Inicial traz o show Acústico NYC ao Net Live. No mesmo palco, em 7 de maio, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá fazem o concerto Legião Urbana 30 Anos. Não recomendado para menores de 16 anos.
Justo tributo
Músico que é referência para instrumentistas brasilienses de várias gerações, Evandro Barcelos ganhará tributo no Feitiço Mineiro (306 Norte). Durante todo o ano, na última terça-feira de cada mês, artistas da cidade se mobilizarão para homenageá-lo com o projeto Evandro 55, dirigido por Sthel Nogueira. A abertura, em 26 de abril, será com Clodo Ferreira. Não recomendado para menores de 16 anos.
Nas alturas
Os produtores locais estão sempre em busca de locais inusitados para realizar eventos. Um exemplo disso é a Torre Digital. O ponto mais alto da capital, no próximo dia 16, vai ser cenário da balada intitulada SuRReal. A festa tem como atrações os DJs Gui Reif & Dudu Sax, Rapha Fernandes e Alê Assumpção. Eles vão se revezar nas picapes com os projetos MakeUSweat e M.O.N (Mário Veloso e Pietra Bertolazzi). Não recomendado para menores de 18 anos.
Eu recomendo
À frente de uma caravana musical, que passa por mais de 30 cidades brasileiras, com o projeto Dandô, o cantador e violeiro e pesquisador mineiro Dércio Marques chega hoje à capital para apresentação, às 20h, na Casa da Cultura Brasília (703 Norte Bl. H cs. 12). Em sua companhia estão Isabella Roxo, Cabocla, Rosa Barros, Sol Bueno, Victor Batista, Erick Castanho, Pedro Vaz e a Camerata Caipira. Classificação indicativa livre.
Show ecológico
Seguido pelo país com a turnê de Baiuno, CD que lançou em 2015, Saulo volta à capital em 14 de maio para show no Bosque dos Eucaliptos do Parque da Cidade. Os muitos fãs que o cantor e compositor barreirense conquistou aqui vão ouvi-lo interpretar músicas do novo trabalho como Nosso amor, Maktar, Povoesia e Leve-me ao mar, e os sucessos Anjo, Circulou, Não precisa mudar e Raiz de todo o bem. Os ingressos já estão à venda pelo site verrieverri.com.br. Não recomendado para menores de 16 anos.
Em comemoração
Léo Gandelman, que estreou no último domingo no Canal Bis o programa semanal Vamos tocar, vem à cidade em 2 de maio para show no Teatro da Caixa, pelo projeto Solo Música. No recital, o saxofonista carioca, em tempo de comemoração pelos 30 anos de carreira, vai fazer uma revisão de sua obra, passeando por MPB, pop e jazz. Não recomendado para menores de 12 anos.
Baixista pop
A qualidade dos músicos brasilienses é reconhecida pelas maiores estrelas da MPB. O baixista Dunga, da geração do rock Brasília dos anos 1990, por exemplo, tocou durante vários anos com Lulu Santos. Agora ele integra a banda de Ney Matogrosso e acompanhará o cantor no show Atento aos sinais, em 16 de abril, no Auditório Máster do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Classificação indicativa livre.