Brasília-DF,
21/JUL/2018

Nove artistas trocam a Antártica pelo Paranoá e fazem exposição de fotos de uma ilha do Lago

O grupo organizou uma expedição até o local, chamando a atenção dos moradores da região

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:20/05/2016 06:21
Projeto do Vaga-mundo é resultado de uma expedição à Ilha do Retiro (Reprodução)
Projeto do Vaga-mundo é resultado de uma expedição à Ilha do Retiro
 
Diante da impossibilidade de realizar o projeto de fazer uma residência artística na Antártica, o grupo de pesquisa Vaga-mundo: poéticas nômades transformou a distância em proximidade e transpôs a ideia para o Lago Paranoá. Formado por Karina Dias, Luciana Paiva, Luiz Olivieri, Nina Orthof, Íris Helena, Tatiana Terra, Gabriel Menezes, Júlia Milward e Ricardo Garcia, o coletivo organizou uma expedição à Ilha do Retiro, uma minúscula ilha no Paranoá.
 
Depois de colocar um anúncio para conseguir uma embarcação e de planejar cada passo da empreitada, os nove expedicionários desembarcaram na ilha com o propósito de fazer uma leitura poética do local e criar uma obra para a exposição Ilha, em cartaz no Elefante Centro Cultural.
 
“São trabalhos surgidos a partir da vivência na ilha”, avisa Karina Dias, coordenadora do projeto. Todos as imagens utilizadas nas fotografias e nos vídeos foram colhidas na ilha, assim como os materiais usados em algumas obras. “A partir do trabalho, a gente construiu uma ilha que é um conjunto de histórias. Juntas, elas formam um arquipélago”, brinca Karina.

SERVIÇO
 
Ilha
Exposição com obras de Karina Dias, Luciana Paiva, Luiz Olivieri, Nina Orthof, Íris Helena, Tatiana Terra, Gabriel Menezes, Júlia Milward e Ricardo Garcia. Elefante Centro Cultural (706 Norte Bl.C lj. 46; 3541-3146). Visitação até 4 de junho, de terça a sexta, das 14h30 às 19h30.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES