Brasília-DF,
22/OUT/2018

Peça mostra todas as faces de Luiz Fernando Guimarães

Lembrado principalmente por trabalhos na tevê, o ator se apresenta no Teatro da Unip com monólogo em que encarna oito personagens

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Alexandre de Paula- Especial para o Correio Publicação:10/06/2016 09:50Atualização:10/06/2016 14:44

Luiz Fernando Guimarães recebeu carta branca do autor Charles Möeller para mudar o texto de O impecável (Guga Melgar/Divulgação
)
Luiz Fernando Guimarães recebeu carta branca do autor Charles Möeller para mudar o texto de O impecável

 

Oito personagens, um só ator. É com a tarefa de se desdobrar em tantos outros que Luiz Fernando Guimarães (reconhecido principalmente pelos papéis na tevê, como o inesquecível Rui, de Os normais) chega a Brasília com o monólogo O impecável, que narra um dia de um salão de beleza da Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

Baseado em texto de Charles Möeller, o ator conta que recebeu do autor a licença para trabalhar o espetáculo da forma como quisesse. “Eu fiquei um tempo longe do teatro e queria muito voltar. Procurei o Charles e ele me passou esse texto. Como estava envolvido em outros trabalhos, ele me disse: ‘Faz disso o que quiser’”, lembra.

 

E o ator fez. O texto inicial era uma série de monólogos baseados nos pecados capitais. Guimarães transformou tudo em um único, em que faz ele mesmo todos os personagens. “Os pecados estão todos presentes, mas não em personagens específicos, diluí entre todos”, explica. A ideia de representá-los vem também de uma frase do artista pop Andy Warhol, conta. “Ele dizia que o salão de beleza é a porta do inferno porque ali estão todas as vaidades”, cita.

 

Representar todos os personagens torna a peça uma aeróbica, brinca o ator. “Tenho que ter um condicionamento muito grande, me preparo para isso.”

 

Quase sem nenhum adereço, Guimarães se vale do ritmo e da entonação. “Achei genial a ideia do diretor Marcus Alvisi de não ter caracterização; sou apenas eu ali no palco e as pessoas percebem quando o personagem muda. Isso é gratificante”, diz.

 

SERVIÇO

O impecável Peça com Luiz Fernando Guimarães.

Teatro da Unip (913 Sul).

Hoje e amanhã às 21h e domingo às 20h. Ingressos: R$ 50 (meia) e R$ 100 (inteira). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3034-6560

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES