Público se envolve nos destinos das personagens em Faça-se luz
Peça expõe moradores de rua em situação limite e envolve a plateia na resolução da trama

O espectador de Faça-se luz poderá se sentir parte de um jogo onde quatro personagens estão localizados no limiar humano. Com a dinâmica de um jogo de cartas, cada um dos envolvidos precisa ser descartado. Qual dos personagens envolvidos na trama você descartaria?
A ideia é envolver o público nesse emaranhado disfarçado de jogo, onde o caos foi instalado. O diretor Ricardo César conta que o processo está sendo desenvolvido há um ano e partiu de trabalhos de campo com os atores, que se caracterizaram e passaram alguns períodos na rua para sentir como era estar naquela posição.
A ideia era investigar o universo marginal de moradores em situação de rua, pessoas que estão à margem da sociedade. “Moradores de rua que se tornam seres invisíveis, que as pessoas não enxergam”, explica.
César ressalta que diversas questões políticas e sociais da atualidade são levantadas ao longo do espetáculo, como a questão do voto. Enquanto isso, a questão da rua permanece como ponto central.
“Como nós, em nosso cotidiano, lidamos com essas pessoas? Elas estão aí, vivendo na rua, vivendo da rua. Investigamos esse universo, os principais lugares com moradores em situação de risco. Fizemos exercícios de observação com os atores, para que eles pudessem viver em alguns momentos aquela situação”, declara.
SERVIÇO
Faça-se luz
Espaço Semente (Setor Central entre as quadras 52 e 54, Gama).
Hoje e amanhã, às 21h, e domingo, às 20h. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.