Brasília-DF,
20/AGO/2018

Espetáculo leva ao palco da Caixa Cultural essência da dança Passinho

A peça é assinada pela Cia. de dança Passinho Brazil

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:22/07/2016 06:05Atualização:21/07/2016 12:05

O espetáculo  apresentará o ritmo ao público brasiliense (Passinho Brazil/Divulgação)
O espetáculo apresentará o ritmo ao público brasiliense
 

Há mais de dez anos, a dança conhecida como passinho invadiu as comunidades do Rio de Janeiro. O estilo genuinamente brasileiro é uma mistura de movimentos do hip-hop, do contorcionismo, da capoeira, do frevo, do kuduro e de tantos outros ritmos. A originalidade dos passos fez com que a dança se tornasse respeitada no Brasil e fora dele.

Para contar a história do passinho, a Cia. de dança Passinho Brazil — a primeira especializada no estilo — montou um espetáculo, que surgiu no Rio e passou por diversas cidades até chegar ao Distrito Federal.

O espetáculo tem direção artística de Henrique Talmah e o elenco conta com oito dançarinos, entre eles o jovem Ygor Machado, que começou há três anos em um bonde de passinho com os colegas, até fazer parte da companhia. “É um espetáculo que representa um pouco da cultura das favelas do Rio de Janeiro, além do que as pessoas pensam, como mortes, maldades, etc. Vamos provar que há muitas coisas além. O público pode esperar um espetáculo alegre”, garante. Além da apresentação, serão oferecidas gratuitamente três oficinas de passinho.

Duas perguntas Henrique Talmah, diretor artístico

Como surgiu o convite para dirigir o espetáculo?

Eu sou de outra área. Sou da dança clássica e do balé contemporâneo. O produtor que fez esse projeto me conheceu numa produção do Lago dos cisnes pela Companhia Brasileira de Balé. Ele me propôs esse desafio. Eu e meus assistentes fomos ouvir os meninos, a história que eles tinham, a criação dos movimentos. Fomos dirigindo e adaptando dentro do histórico do baile e da vida deles.

A que você atribui o sucesso do passinho?
É um fenômeno cultural do Rio de Janeiro. É como o samba foi anos atrás. É uma manifestação cultural natural. Acho que é por isso, porque os cariocas são os únicos que sabem fazer.

SERVIÇO


Passinho Brazil – O espetáculo

Teatro da Caixa (SBS, Qd. 4, Lt. 3/4; 3206-9448). Hoje e amanhã, às 20h, domingo, às 19h. Apresentação da Cia de dança Passinho Brazil, com direção artística de Henrique Talmah. Ingressos a R$ 2 (meia) e R$ 4 (inteira). Não recomendado para menores de 12 anos. Oficina de passinho amanhã, às 14h, às 15h e às 16h. Inscrições gratuitas pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com. Vagas limitadas (30 pessoas por turma).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES