Brasília-DF,
22/FEV/2018

Peça de teatro aborda o medo diante de fenômenos desconhecidos

'Tragédia: uma tragédia' reflete também a abordagem midiática em assuntos sobrenaturais

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Diego Ponce de Leon Publicação:05/08/2016 07:02Atualização:04/08/2016 14:44
O Sol apaga na cidade deixando todos apavorados em 'Tragédia: uma tragédia' (Elenize Dezgeniski/Divulgação)
O Sol apaga na cidade deixando todos apavorados em 'Tragédia: uma tragédia'
 
Diante do sucesso absurdo de Stranger things, o interesse pelo sobrenatural, pelo desconhecido, anda em voga. Na verdade, trata-se de um tema que sempre nos intriga, principalmente quando apresentado de forma convidativa. Eis o desafio do espetáculo Tragédia: uma tragédia, que passa a ocupar o palco do Teatro da Caixa a partir de hoje.
 
A peça, escrita pelo dramaturgo norte-americano Will Eno, narra a cobertura jornalística de um estranho fenômeno que se abate sobre uma pequena cidade. O Sol desaparece. A noite não termina e os habitantes do local passam a viver sob um escuro contínuo.
 
Em cena, um âncora de um telejornal coordena o trabalho dos repórteres que tomam as ruas em busca de informações sobre o mistério, aparentemente indecifrável. Aos poucos, todos, inclusive os jornalistas, são tomados pelos medos que habitam cada um de nós. O medo da morte, da escuridão, do fim, da solidão. O que acaba por gerar uma reflexão sobre nosso próprio cotidiano, além, coadjuvantemente, de provocar um debate sobre a abordagem midiática atual.
 
Redigido um ano antes da tragédia de 11 de setembro, o texto parece ilustrar a realidade norte-americana, mas se aproxima de qualquer público quando evoca sentimentos comuns. De alguma forma, estamos todos unidos pelo medo. E pela vontade de vencê-lo.

SERVIÇO
Tragédia: uma tragédia
De Will Eno. Direção de Carolina Mendonça. No Teatro da Caixa (SBS, Quadra 4). Hoje e amanhã, às 20h; domingo, às 19h. Até 14 de agosto. Ingressos a R$ 10 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES