Brasília-DF,
24/JUN/2019

Helena Lopes e Leda Watson expõem gravuras neste fim de semana

A duas artistas renomadas abrirão os ateliês ao público

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:12/08/2016 06:03Atualização:11/08/2016 15:46

Leda Watson: 'Tento desmistificar a obra de arte em papel, sem moldura, sem galeria, sem intermediários' (Ed Alves/CB/D.A Press)
Leda Watson: 'Tento desmistificar a obra de arte em papel, sem moldura, sem galeria, sem intermediários'
 

 

Duas gravadoras da cidade oferecem boas oportunidades de compras de gravuras neste fim de semana. A partir de hoje, Helena Lopes coloca à venda um acervo de 1300 obras das quais 400 são assinadas por ela mesma e 900, por artistas contemporâneos de todo o Brasil. A intenção da artista é se desfazer de um acervo que há anos é conhecido como um dos mais completos da cidade quando se trata de comercialização.


Helena começou a realizar as feiras na década de 1980 para formar público e ensinar as possibilidades da gravura. “Formei um público que não conhecia arte”, conta. “Na feira, as pessoas são mais curiosas que na galeria, então eu mostrava que podia pegar e explicava o que era gravura”. A artista decidiu fechar a empresa aberta nos anos 1980 para a comercialização e, por isso, está se desfazendo da coleção.

 

Amanhã, é a vez de outra gravadora, Leda Watson, abrir as portas do próprio ateliê para um varal de gravuras. A ideia é que os artistas cheguem com suas obras, pendurem no varal e cuidem das vendas. Leda também é engajada em divulgar o que é a gravura e já realizou eventos desse tipo nos anos 1980 com artistas da cidade. “Tento desmistificar a obra de arte em papel, sem moldura, sem galeria, sem intermediários”, explica. “Em 2014 repeti o varal aqui em casa, mas somente para os alunos, e foi ótimo. Agora, ampliei para todos que trabalham com papel profissionalmente. É só chegar com seu trabalho e pendurar no varal que estará por todo o jardim”.

 

SERVIÇO

 

Gravuras no varal Amanhã, das 12h às 21h, na SHIS, QL 8, Conj 2, Casa 8. Feira de gravuras Hoje, amanhã e domingo, das 12h às 19h, na Galeria Almeida Prado (405 Norte, Bl. C, lj. 45)

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES