Brasília-DF,
18/JUL/2019

Sons da Noite: Coluna destaca show de gaiteiro Renato Borghetti no Clube do Choro

Músico se apresenta de 31 de agosto a 2 de setembro no local

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:19/08/2016 07:00Atualização:18/08/2016 13:24

 (Marcos Borghetti/Divulgação)

 

Gaiteiro gaúcho

Renato Borghetti é presença marcante nos projetos do Clube do Choro. Em breve ele volta para apresentar um novo show, que tem por base Gaita na fábrica, CD lançado recentemente, gravado no espaço cultural onde desenvolve projeto social intitulado Fábrica de gaiteiros, em Barra do Ribeiro, às margens do Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul.


Nas 12 faixas do álbum — a grande maioria autoral —, Borghetti fez o registro de um mosaico de ritmos característicos do sul do país, como chamamé, milonga, vaneirão e xote, executadas com uma formação quase erudita, da qual fazem parte Vitor Peixoto (piano), Pedro Figueiredo (sax alto e flauta) e Daniel Sá (violões e direção musical.


Na curta temporada, de 31 de agosto a 2 de setembro, no Espaço Cultural do Choro, o gaiteiro gaúcho que tem muitos fãs na capital vai mostrar boa parte do repertório do novo disco e clássicos de sua obra, como Merceditas, Milonga para as missões e Sétima do pontal. Não recomendado para menores de 14 anos.


Eu recomendo


Durante alguns anos, Sônia Alves foi diretora artística do Feitiço Mineiro, tendo, inclusive, criado o inesquecível projeto Gente do samba, que trouxe para o palco do bar e restaurante da 306 Norte mestres do gênero como Nelson Sargento, Monarco e Elton Medeiros. Há dois meses, ela vem fazendo a programação de shows do Fulô do Sertão, o mais nordestino espaço do Plano Piloto, na 404 Norte. Para este fim de semana Sônia anuncia como atrações o cantor e violonista Júlio Verne, acompanhado pelo percussionista Jorge Macarrão; e o Encontro de sanfonas, que reúne Sivuquinha e Sérgio Rodrigues. Classificação indicativa livre.

Axé forte


Depois da reunir 6 mil pessoas no show de Bell Marques, no último sábado, o projeto Na Praia vai trazer Duval Lelys para fechar a programação musical em 3 de setembro. Um dos ícones da axé-music, o cantor, compositor e guitarrista lembrará sucessos que marcaram sua trajetória, à frente do Asa de Águia e, agora, em carreira solo. Os ingressos já estão à venda pelo aplicativo Te vejo na praia.

Um cãozinho


Assim como em todo o país, Tiago Abravanel fez muito sucesso aqui na capital ao dar vida a Tim Maia no musical Vale tudo. Em 4 de setembro ele retorna ao Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães para interpretar o cãozinho Snoopy no espetáculo Meu amigo Charlie Brown, versão do clássico norte-americano You´re a Good man, adaptação de Mariana Elisabetsky, com direção de Alonso Barros. Classificação indicativa livre.

Concerto sinfônico


O maestro venezuelano José Carmelo Calabrese e o brasiliense Ricardo Souza Castro regerão a Orquestra Metropolitana e a Orquestra Juvenil Alberto Nepomuceno em concertos no domingo, a partir das 11h, no Teatro dos Bancários (314/315 Sul). O evento marca o encerramento do Seminário Internacional do MovSinfo e nas apresentações, com a participação de solistas do Coro de Câmara de Brasília, o público ouvirá peças de Bach, Bizet e Handel.

Para festejar


As comemorações dos 10 anos do Forró Ispilicute continuam. Quem se apresenta hoje, a partir das 20h, no Cota Mil (Setor de Clubes Sul) é o cantor Thiago Lunar, intérprete de clássicos da obra dos mestres Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Não recomendado para menores de 18 anos.

No circuito


A quarta edição do Circuito Instrumental Itinerante vai levar música de qualidade a cidades do Distrito Federal. Na abertura, hoje, às 19h, na Praça do Museu, em Planaltina, se apresentam a sanfoneira Dona Gracinha e trio e a Orquestra Popular Marafreboi. O acesso é gratuito. Classificação indicativa livre.

Mistura rítmica


Uma das atrações do projeto Moveis Convida 2016, parte do movimento Dulcina Vive, é a banda brasiliense Consuelo que tem como vocalista Cláudia Daibert – ex-Casa de Farinha, uma das vencedoras do prêmio da Música Brasileira em 2009. Ao lado de Vavá Afiouni (baixo), João Ferreira (violão), Thiago Cunha (bateria) e Esdras Nogueira (sax e flauta), ela se apresenta em 10 de setembro, cantando rock, ritmos latinos e folk espanhol.. Não recomendado para menores de 16 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES