Espetáculos de mamulengo abrem a temporada Funarte de teatro de animação
Grupos se apresentam no amanhã e domingo e apresentações são gratuitas
Publicação:02/09/2016 07:00
O grupo Mamulengo Presepada traz a história de amor entre Benedito e Margarida
Quem nunca fez um fantoche de meia? Ou desenhou carinhas e colocou adereços nos dedos para encenar uma historinha? É para lembrar essas brincadeiras de infância e contar boas histórias que os mamulengos aparecem este fim de semana em Brasília.
Os grupos Mamulengo teatro do riso Mestre Zé Lopes (PE) e o Mamulengo Presepada (DF) se apresentam amanhã e domingo na Temporada Funarte de teatro de animação.
Direto de Pernambuco, os atores comandados pelo Mestre Zé Lopes seguem a tradição dos bonecos e trazem cenas cheias de improviso e cantoria. Ao som de marchas, forrós e outros ritmos reproduzidos pelo conjunto de percussão e sanfona, os personagens característicos como Benedito, Joaquim Bozó e Quitéria divertem o público com o espetáculo A fazenda do coronel Mané Pacarú.
Com um toque de romantismo brasiliense, o Mamulengo Presepada conta a história do amor proibido de Benedito e Margarida. Em Romance do vaqueiro Benedito, o casal foge com o boi Estrela para a cidade e enfrentam, além de dificuldades da vida, a perseguição do terrível capitão João Redondo.
Os dois espetáculos estão carregados de características dos diferentes estados do país e abusam da técnica de improvisação.
SERVIÇO
A fazenda do coronel Mané Pacarú. Feira da Torre (Eixo Monumental). Amanhã e domingo, às 16h. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.
O romance do vaqueiro Benedito. Feira da Torre (Eixo Monumental). Amanhã e domingo, às 17h. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.