Brasília-DF,
22/JUN/2018

Cultura árabe sobe no palco com a peça 'Nur, a filha de Rhá'

O espetáculo tem direção, texto e coreografia de Oussemeia Imad

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Diego Ponce de Leon Publicação:07/10/2016 06:45Atualização:06/10/2016 18:04
A diretora Ousseima Imad nasceu na Síria, mas veio ainda criança para o Brasil (Thiago Barreto/Divulgação)
A diretora Ousseima Imad nasceu na Síria, mas veio ainda criança para o Brasil

Uma das mais experientes artistas nacionais focadas em cultura árabe, Ousseima Imad retoma o palco com o espetáculo de dança-teatro Nur, a filha de Rhá. O enredo convida o espectador a refletir sobre a posição da mulher no mundo árabe e sobre os conflitos bélicos da região, de forma a traçar um paralelo com nosso próprio cotidiano.

A peça traz a história de uma divindade, Nur, que resolve vagar pela Terra disposta a experimentar o convívio humano. Por aqui, ela acaba esbarrando com nossos piores sentimentos — inveja, ganância, tristeza — e conhece um panorama de disputas e litígio. A experiência a carrega por uma jornada de autorresgate e nos força a repensar certas posturas.

Nascida na Síria — que ainda vive uma guerra civil — Ousseima desembarcou no Brasil aos 8 anos, mas jamais abriu mão da herança cultural. São anos dedicados à pesquisa e divulgação do universo árabe. Nos palcos, a artista produziu, dirigiu e coreografou mais de 20 espetáculos com a temática.

SERVIÇO

Nur, a filha de Rhá

Direção, texto e coreografias de Ousseima Imad. Hoje, às 20h, no Teatro Newton Rossi (QNN 27, Ceilândia). Amanhã e domingo, também às 20h, na sala Plínio Marcos da Funarte (Eixo Monumental). Entrada gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), ou um brinquedo novo. Os donativos arrecadados serão distribuídos para entidades que cuidam de crianças carentes no DF. Classificação livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES