Brasília-DF,
22/OUT/2018

Renata Jambeiro celebra o centenário do samba em duas apresentações

A brasiliense interpretará clássicos como 'O que é que a baiana tem?' de Dorival Caymmi

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:11/11/2016 06:20Atualização:10/11/2016 18:41
%u201CA celebração é bem oportuna, pois ocorre em pleno mês da Consciência Negra%u201D, lembra Renata Jambeiro ( Romulo Juracy/Esp. CB/D.A Press)
%u201CA celebração é bem oportuna, pois ocorre em pleno mês da Consciência Negra%u201D, lembra Renata Jambeiro
 
Celebrar o centenário do samba estava na agenda de Renata Jambeiro, cantora brasiliense radicada no Rio de Janeiro, desde o começo do ano. Ela conseguiu viabilizar o projeto agora, com o apoio do Sesc. São dois shows, com os quais reabre o Teatro Ary Barroso, localizado na 504 Sul.
 
Hoje, às 20h, ela terá o mestre Monarco da Portela como convidado. Renata conta a história do samba, desde as casas das chamadas Tias Baianas —  com destaque para Tia Ciata, a mais conhecida delas —  até chegar aos dias de hoje.
 
“Focalizo, por exemplo, o machismo imperativo, a segregação de raças e comportamentos excludentes, contidos em letras de samba”, diz a cantora. “A celebração é bem oportuna, pois ocorre em pleno mês da Consciência Negra”, acrescenta.
 
O roteiro do show traz clássicos, como Pelo telefone (Donga), historicamente, o primeiro samba gravado; Com que roupa (Noel Rosa), Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Ave Maria no morro (Herivelto Martins), O que é que a baiana tem? (Dorival Caymmi) e Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). Renata tem a companhia de Fernando César (violão 7 cordas), Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Breno Alves (pandeiro), Juninho Alves (percussão) e Márcio Bezerra (sopros).


Serviço
100 anos de samba
Show de Renata Jambeiro e banda, com a participação especial do Mestre Monarco da Portela, hoje, às 20h, no Teatro Ary Barroso do Sesc (50 4 Sul). A entrada é franca. Classificação indicativa livre.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES