Peça 'A chegada de Lampião no inferno' estreia em Brasília
Baseado no cangaceiro Lampião, peça mistura cultura nordestina com comédia dantesca no Teatro da Caixa
Rebeca Oliveira
Publicação:11/11/2016 06:25

A história do cangaceiro mais famoso do país é contada no espetáculo
Um dos cordéis mais representativos da literatura popular brasileira, A chegada de Lampião no inferno ganha versão para o teatro em bonito trabalho da companhia carioca Pequod. A peça se concentra na narrativa fantasiosa criada na década de 1970. Conta a estória do dia em que o cangaceiro Virgulinho Pereira da Silva, vulgo Lampião, põe fogo e foge do inferno depois de assassinar o próprio Lúcifer, numa miscelânia das olarias de Caruaru, em Pernambuco, com a Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri.
Em cena, as indefectíveis cores do Nordeste brasileiro se encontram a toques da cosmopolita região Sudeste, onde a companhia foi fundada. A fusão deu tão certo que o espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro (o maior reconhecimento do setor) como melhor cenografia e iluminação. A chegada de Lampião no inferno tem dois momentos distintos: uma primeira parte apenas com bonecos, e a segunda, quando eles interagem com atores.
Um motivo extra para assistir a apresentação é a participação de Othon Bastos, que gravou passagens de voz para a peça, com trilha musicada por André Abujamra, cantor e multi-instrumentista filho do diretor Antônio Abujamra. Afim de dar contornos expressivos a peça, antes da estreia a equipe viajou até Caruaru para conhecer a estética dos bonecos do artesão Vitalino Pereira dos Santos, mais conhecido como o Mestre Vitalino, morto em 1963.
SERVIÇO
A chegada de Lampião no inferno
Com a Cia. Pequod – Teatro de Animação. Hoje e amanhã, às 20h; e domingo, às 19h, no Teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS, Qd. 4, lts. ¾). Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Não recomendado para menores
de 16 anos.