Brasília-DF,
17/MAR/2024

Hipismo desperta interesse por trabalhar a disciplina e a concentração

A montaria é para todas as idades

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:02/12/2016 06:42
O Country Club é um dos locais onde se pode praticar hipismo na cidade (Jose Varella/CB/D.A Press)
O Country Club é um dos locais onde se pode praticar hipismo na cidade


O hipismo é uma prática centenária, incluída nas Olimpíadas desde a edição de Estocolmo, em 1912. O destaque no Brasil fica com o cavaleiro Rodrigo Pessoa, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, e foi tricampeão mundial em saltos, entre 1998 e 2000. Em Brasília, os interessados em começar no esporte podem procurar os centros hípicos. Funcionando desde 1996, o Centro Hípico do Lago Sul oferece aulas para todos os tipos de alunos, desde os pequenos até os idosos, seja pelo prazer de aprender a equitação ou seja pelo interesse em competir.
 
A proprietária, Cristiane Gulyas Piquet, explica que, para começar a montar, não é preciso ter um cavalo. “Normalmente quem quer fazer hipismo não tem cavalo, então aprende a montar numa escola de equitação, que já tem cavalos preparados para a turma. Quem já está seguro, quer continuar montando ou competir, pode comprar o animal”. Na turma para iniciantes, as aulas são feitas em grupo e com a supervisão de um instrutor. Segundo Cristiane, depois de quatro ou cinco meses o praticante já domina o cavalo. “As pessoas montam numa pista de areia cercada. Normalmente os grupos são de cinco ou seis pessoas, e o instrutor dá uma hora de aula; ele ensina a segurar as rédeas, a trotar e a posição do corpo”, explicou.

Espaço terapia
Os benefícios da prática esportiva com os cavalos também entram na área terapêutica. A chamada equoterapia atende crianças com necessidades especiais. O atendimento é feito por um fisioterapeuta ou um terapeuta ocupacional. Segundo Cristiane Gulyas Piquet, a presença do animal e a atividade da equitação facilita o cuidado do profissional.

Disciplina
Enoque Rangel é instrutor do Brasília Country Club há 24 anos e diz que, além da técnica, o hipismo também ensina disciplina e como tratar bem do cavalo, com aulas teóricas e práticas. “Um dos benefícios é a disciplina: tem que ter um horário para chegar. A criança leva muito a sério.” Também há espaço para os praticantes mais avançados, ou até profissionais, nos clubes da cidade. Tanto o Brasília Country Club quanto o Centro Hípico do Lago Sul já sediaram campeonatos regionais e têm praticantes que competem em nível nacional e até sul-americano.

Onde praticar
Brasília Country Club 
(Park Way, Quadra 27, Conjunto 3, lote Clube Q 27; 3338-8563). Aulas de hipismo para todas as idades. De terça a sexta, das 9h às 12h, e das 16h às 18h; terça e quinta, das 18h às 21h, e sábado e domingo, das 8h às 12h. Preço: a partir de R$ 265 (uma vez por semana).
Centro Hípico do Lago sul 
(Rodovia DF 001, Km 26. Fazenda Piquet. Lago Sul; 3339-0852). Aulas de hipismo para todas as idades. De terça a sábado, das 8 às 18h, e domingo, das 8h às 12h. Preço: a partir de R$ 250 (uma vez por semana).


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES