Brasília-DF,
18/NOV/2017

Confira a retrospectiva musical da coluna 'Sons da noite'

Concerto de rock e banda brasiliense vencedora do Grammy, foram alguns dos destaques

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:30/12/2016 06:15Atualização:29/12/2016 16:33
Nando Reis, Os Paralamas do Sucesso e Paula Toller fazem antologia do gênero ao lado de uma super banda. (FelipePanfili/Divulgacao)
Nando Reis, Os Paralamas do Sucesso e Paula Toller fazem antologia do gênero ao lado de uma super banda.

Espetáculos gratuitos 
Grandes espaços abertos da capital receberam projetos musicais variados (e gratuitos) na temporada de 2016. Na Praça da Fonte do Parque da Cidade, os 60 anos do rock no Brasil foram celebrados com o concerto Nívea Viva Rock, que reuniu os Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Paula Toller. O Festival Batida Afro, realizado nos dias 6 e 13 agosto, trouxe para o gramado do CCBB o genial João Donato e o rapper Emicida, além do grupo revelação Metá Metá.
 
A quinta edição do Satélite 061 veio com as aplaudidíssimas apresentações na Praça da Torre de TV, nos dias 24 e 25 de setembro, as divas Elza Soares e Gal Costa (foto). Já Céu, a nova estrela da MPB, foi a atração do Sou Brasília, na área externa do Museu Nacional da República, no dia 11 último.

Tributos e celebrações
Dois dos criadores da Bossa Nova foram homenageados no palco do Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Em 19 de março, João Bosco, Toquinho e Joyce reverenciaram Tom Jobim; enquanto, em 30 de julho, Carlos Lyra, Toquinho, Wanda Sá e Quarteto em Cy, relembraram Vinicius de Moraes. Outra comemoração foi a dos 20 anos de O grande encontro, que voltou a reunir naquele local Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, em 21 de outubro.
Cauby Peixoto e Ângela Maria, no Net Live. (Rayan Ribeiro/Divulgação)
Cauby Peixoto e Ângela Maria, no Net Live.

Vozes lendárias
O brasiliense assistiu em 20 de abril, no Net Live, ao show que colocou lado a lado em cena, os últimos remanescentes da Era de Ouro do Rádio: Cauby Peixoto e  Ângela Maria. Aquela foi penúltima apresentação de Cauby, que morreria em 16 de maio, aos 85 anos.

Discurso politizado
Vários artistas do primeiro time da música brasileira cumpriram temporadas de quatro dias – entre quinta-feira e domingo – no Teatro da Caixa, durante este ano. O show mais concorrido foi O Axé, a voz eu Violão, de Daniela Mercury, que mobilizou fãs de diferentes faixas etárias, com direito a discurso politizado.

Samba centenário
Brasília comemorou o centenário do samba durante todo o ano, principalmente em rodas no Outro Calaf, Feitiço Mineiro, Aruc, Centro Operário (Cruzeiro Velho) e feiras de várias cidades do DF. A celebração maior foi, no dia 2 último — data nacional do nosso gênero musical mais representativo — que, reuniu uma multidão, na Estação Rodoviária.
Gabriel Correa era um dos integrantes do time de Michel Teló (Globo/Divulgação)
Gabriel Correa era um dos integrantes do time de Michel Teló

Sertanejo moderno
Gabriel Correia, um ex-roqueiro, brilhou na edição de 2016 do The voice Brasil — ele chegou à semifinal — cantando música sertaneja. Ele é mais um cantor brasiliense a se projetar nacionalmente.

Ocupação artística
Músicos, cantores e bandas brasilienses foram protagonistas de uma série de shows de março a dezembro pelo Quarta Dimensão, projeto de ocupação e revitalização do Teatro Dulcina de Moraes. Por lá passaram, entre outros, Cae Maia, Dillo, Cacai Nunes, Alberto Salgado, Adriah, Layla Moreno, Tiago Tunes, Pedro Martins, Rodrigo Bezerra, Etno, Salimanga, O Bando de Sara, Muntchako, Os Gatunos, Ataque Berliz.

Os Legionários
Em show no Net Live, em 18 de outubro, com clima de emoção tanto no palco quanto na plateia, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, acompanhados por banda afiadíssima, comemoraram os 30 anos de lançamento do primeiro álbum da Legião Urbana. As músicas da banda foram cantadas em coro pelo público de 5 mil pessoas.
Banda Scalene no 'Grammy Latino', em Las Vegas. (Scalene/Divulgação)
Banda Scalene no 'Grammy Latino', em Las Vegas.

Grammy Latino
Banda de maior relevância na cena atual do rock brasiliense, com participação em grandes festivais brasileiros e um DVD lançado neste ano, a Scalene conquistou em 17 de novembro o Grammy Latino pelo melhor álbum de rock. A premiação a Gustavo Bertoni, Tomas Bertoni, Lucas Furtado e Felipe Conde veio pelo CD Éter — o segundo do grupo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES