Brasília-DF,
24/JAN/2017

'O fotógrafo viajante' revela um giro ao mundo por lentes profissionais

A exposição fotógrafica reúne imagens de 31 fotográfos em seus passeios pelo mundo

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:06/01/2017 06:49Atualização:05/01/2017 16:17
Jordânia para a Exposição: 'O fotógrafo viajante' em cartaz no Museu Correios. (Camila Gil/Divulgacao)
Jordânia para a Exposição: 'O fotógrafo viajante' em cartaz no Museu Correios.

Uma frase do escritor suíço Alain de Botton motivou o curador Renato Negrão a estabelecer o recorte de O fotógrafo viajante, em cartaz no Museu dos Correios. Professor de fotografia na Escola Panamericana, em São Paulo, ele queria imagens de fotógrafos profissionais enquanto viajavam por outros países.
 
Seguindo a ideia de Botton, segundo a qual, “se nossas vidas são dominadas pela busca da felicidade, talvez poucas atividades revelem tanto a respeito da dinâmica desse anseio (...) quanto o ato de viajar”, Negrão convidou 31 fotógrafos para integrar a coletiva com imagens que passeiam por alguns lugares distantes — como Myanmar, Etiópia e Líbano — e outros mais familiares, caso de Nova York e Cuba. “A ideia foi unir fotógrafos que produziram imagens em viagens. Pegamos um mapa-múndi e fomos preenchendo”, avisa Negrão.
 
O curador acredita que, em viagens, os fotógrafos profissionais desenvolvem um olhar mais livre. “Fora do dia a dia, eles têm uma liberdade muito grande e isso aparece nas imagens. Elas têm uma leveza. A fotografia acaba sendo uma companheira de viagem. É um olhar profissional que o turista não teria, e é também um olhar poético sobre o mundo que ele está conhecendo”, acredita o curador.
 
Serviço
O fotógrafo viajante
Museu dos Correios (SCS, Qd. 4, Bl. A, 256). Até 19 de fevereiro, de terça a sexta, das 10h às 19h, sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. O curador Renato Negrão reuniu o trabalho de 31 fotógrafos ao redor do mundo. Entrada franca. Classificação indicativa livre.


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES