Brasília-DF,
19/ABR/2024

Parque Nacional de Brasília oferece trilhas que escondem paisagens belíssimas

As Trilhas da Capivara e Cristal Água oferecem a chance de observar a fauna e flora do cerrado

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:20/01/2017 06:02Atualização:19/01/2017 19:04
A Ilha da Meditação é um dos locais muito procurados pela manhã
 (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
A Ilha da Meditação é um dos locais muito procurados pela manhã
 
O verão traz a temporada de férias, viagens e curtição. Para os aventureiros, é a época perfeita de explorar a natureza. E aos que não conseguiram arrumar as malas e partir pelo mundo, a capital oferece locais para quem deseja ter um contato mais íntimo com a natureza.
 
O Parque Nacional de Brasília, popular Água Mineral, oferece, além das piscinas, trilhas para quem gosta de se aventurar. A Trilha da Capivara tem extensão de 1.300 metros. Ao longo da caminhada é possível ver espécies de plantas e animais nativas do cerrado. A administração do parque recomenda o uso de roupas e calçados adequados para caminhada. O percurso está diariamente aberta à visitação.
 
Já a Cristal Água é maior, com 5 quilômetros de extensão. Nessa trilha, é possível ter um deslumbre ainda maior da fauna e da flora do cerrado, preservadas no parque. Devido à extensão do caminho, foi criada uma parada com sombra. O ponto é ideal para descansar e contemplar a natureza à beira do córrego Cristal Água. Para os aventureiros, é importante levar uma garrafa com água e usar roupas e calçados adequados. O percurso é aberta a visitação todos os dias, das 6h às 15h30.
 
Ambas as trilhas são consideradas de pequena dificuldade. A da Capivara pode ser percorrida em 20 minutos e a Cristal Água em pouco mais de 1 hora de caminhada. O parque fica aberto à visitação todos os dias, das 8h às 16h, com uma tolerância permitida até as 17h. Visitantes que tenham ingressos para entrada mensal podem entrar às 6h.

Para cuidar da alma

Nem só de trilhas é feito o parque. Há outras atrações para aqueles que buscam relaxar. As duas piscinas de água corrente oferecem descanso e refrescância para os visitantes. Elas são constantemente renovadas graças às nascentes que cortam o parque.
 
O Centro de Educação Ambiental oferece ao visitante informações sobre o parque e conta com uma exposição interpretativa e maquetes. A Ilha da Meditação é um local muito procurado, principalmente no início da manhã, pois se encontra no meio da vegetação, tendo sido construída aproveitando-se do terreno de uma pequena represa que abastece os espaços de visitação do parque. Em todos esses ambientes é possível contemplar vários animais e plantas do cerrado.
 
SERVIÇO
 
Parque Nacional  de Brasília
(Via Epia BR-040 – Setor Militar Urbano; 3233-4553). Diariamente, das 8h às 16h. Visitantes que tenham ingressos para entrada mensal podem entrar às 6h. Ingressos a R$ 13 (individual) ou R$ 130 (mensal).
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES