Brasília-DF,
24/MAR/2017

Mostra traz os trabalhos de Rubem Valentim na Caixa Cultural

Exposição Rubem Valentim - Construção e fétraz à cidade um panorama do trabalho realizado pelo pintor e escultor baiano ao longo de sua trajetória

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Isabella de Andrade - Especial para o Correio - Publicação:17/03/2017 06:10Atualização:16/03/2017 18:20
Mostra traz um panorama da obra de Rubem Valentim para Brasília (Rubem Valentim/Divulgação)
Mostra traz um panorama da obra de Rubem Valentim para Brasília

Rubem Valentim é considerado um dos mestres do construtivismo brasileiro e a Caixa Cultural mostra um panorama do trabalho do pintor e escultor baiano. Entre os elementos que inspiraram sua criação estão a ancestralidade africana e instrumentos simbólicos do candomblé. Seu trabalho é norteado pela cultura popular afro-brasileira e a exposição traz obras produzidas durante o período em que o artista viveu em Brasília.
 
Para Valentim, a arte é um produto poético, cuja existência desafia o tempo e liberta o homem. O artista se dizia afetado por essas características por ser um indivíduo extremamente inquieto e emotivo. Suas criações abriam espaço para um mundo de inquietações, revoltas e angústias. 
 
Nascido em Salvador, a dedicação total para a pintura aconteceu em 1948. Envolvido com o movimento de renovação artística da Bahia, Valentim expôs em diversas capitais brasileiras. Tudo começou pela mostra Novos artistas baianos, em 1955.
 
No início da carreira artística, até 1951, produziu obra figurativa com naturezas-mortas, paisagens urbanas, flores e figuras humanas, com influências do realismo e do expressionismo. No fim da década de 1960, ele passou da bidimensionalidade para a experiência com o tridimensional, que é um processo claro em sua obra, já que suas pinturas têm uma forte distinção entre figura e fundo.

SERVIÇO
Exposição Rubem Valentim —  Construção e fé
Na Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília (SBS Q. 4 Lt. 3/4). Visitação entre os dias 15 de março e 28 de maio, de terça a domingo, das 9h às 21h. A classificação indicativa é livre e a entrada é franca. Mais informações: (61) 3206-9448.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES