Exposição reúne trabalhos de Nina Orthof e Nelson Maravalhas
O improviso dá o tom das exposições que Nina Orthof e Nelson Maravalhas apresentam na galeria Alfinete este sábado (03/2)
Nahima Maciel
Publicação:02/02/2018 06:00Atualização: 01/02/2018 19:26

Em Desenhos, Nelson Maravalhas revisita obras feitas de 1988 a 1996
Nina Orthof começou a observar o deslocamento a partir de medidas que não são do senso comum quando ainda pesquisava para o mestrado em artes visuais. A artista gostava de inventar medidas imaginárias e produziu alguns trabalhos a partir dessa concepção. Parte das ideias que servem de base para Atrás do vento, em cartaz a partir deste sábado na Alfinete Galeria, vêm dessa pesquisa.
A exposição reúne 10 trabalhos realizados durante uma residência a convite do Estúdio Fita Crepe. Nina passou alguns dias em um barco na região de Paraty (RJ) e voltou de lá com a série de vídeos usados na exposição. “O ar é o elemento que vem desde o começo da pesquisa. Começo da observação de como a gente percebe o que é invisível”, explica.
Também na Alfinete, Nelson Maravalhas apresenta um conjunto de desenhos produzidos entre 1988 e 1996, período em que o artista se dedicou intensamente a esse suporte. A variedade de materiais que podem ser usados no papel e a rapidez com a qual se pode trabalhar refletem no resultado das obras.
“São trabalhos mais improvisados e espontâneos que a pintura e que respondem mais automaticamente à emoção do momento”, garante Maravalhas.
SERVIÇO
Desenhos
Exposição de Nelson Maravalhas.
Local: Alfinete Galeria – Sala UM
Artista: Nelson Maravalhas
Atrás do vento
Exposição de Nina Orthof
Abertura sábado, às 18h, na Alfinete
Galeria (103 Norte, bl.B lj. 66) Visitação até 3 de março, de quinta a sexta, das 14h30 às 18h, e sábado, das 15h às 20h.