Brasília-DF,
01/JUN/2020

Formato enxuto das minisséries é o que valoriza a teledramaturgia

Saramandaia, por exemplo, faz parte dessa boa sofra

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Chico Neto Publicação:22/09/2013 06:00

Tibério e Candinha: personagens intensos e surreais marcam Saramandaia (Alex Carvalho/TV Globo)
Tibério e Candinha: personagens intensos e surreais marcam Saramandaia

Novelas, não raramente, escorregam nas primeiras curvas e se desgarram do argumento central, enquanto séries, seriados e minisséries têm tamanho compacto. São produtos bem-vindos ao mundo do telespectador, até porque, enxutos o suficiente para contar só o que interessa, fazem valer o tempo da gente em frente à tevê. Saramandaia, adaptação de Ricardo Linhares da obra de Dias Gomes lançada em 1976, é dessa boa safra, nicho em que a Globo dá show. E tem sido o melhor do cardápio noturno da emissora.

Linhares dá tratamento de ourives à releitura do sucesso de Dias Gomes, em exibição nos últimos capítulos. Tem a sensibilidade esperada para a missão hercúlea: trabalhar em cima de uma obra única, pioneira do realismo fantástico na teledramaturgia brasileira. O que já era atraente feito ficção científica naquele tempo ganhou adaptações que, no somatório, valorizaram com o devido respeito o original. O bom resultado se deve a um casamento feliz entre criador e criaturas escolhidas.

Tibério (o homem que literalmente criou raízes em sua sala) e Vitória, personagens de Tarcísio Meira e Lilia Cabral, só existem na versão 2013. Adaptaram-se como se crias fossem. Não estão lá por acaso: suas histórias de vida se cruzam com as da família de Zico (José Mayer), filho da alucinada — e absurdamente lúcida — Candinha (Fernanda Montenegro). É com ela que Tibério protagoniza um desfecho lúdico: os dois se transformam em uma única árvore. Bela metáfora, a de duas almas que cultivam sólida inimizade, ao passo que seus corações, lá no outono da vida, percebem que o tempo todo caminhavam para celebrar um encontro fundamental.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK